Página Principal > Saúde & Tecnologia > DANA: Um aplicativo a serviço da avaliação neurológica
foto13

DANA: Um aplicativo a serviço da avaliação neurológica

O Food and Drug Administration (FDA), órgão americano responsável pela fiscalização e aprovação do uso de medicamentos e consumo de alimentos no país, aprovou recentemente uma ferramenta de avaliação neurológica de pacientes a partir de um aplicativo móvel para smartphones e tablets.

O Defense Automated NeuroBehavioral Assessment (DANA) foi desenvolvido pela equipe da AnthroTronix a partir de financiamento militar de pesquisa, para uso em ambientes de guerra na avaliação neurológica de feridos. Já testado no Afeganistão, durante o período de ocupação americana. Agora já está liberado para uso clínico na prática médica, mostrando-se muito mais efetiva do que uma mera ferramenta militar.

O DANA consiste em uma bateria de testes que medem velocidade e precisão na reação do paciente às instruções do aplicativo. Sendo portanto avaliado para problemas cognitivos e psicológicos, o que confere medidas objetivas do grau de comprometimento neurológico, podendo tornar-se ferramenta de avaliação no dia-a-dia da prática clínica muito em breve, tendo aplicabilidade em quadros clínicos como: trauma crânio-encefálico, concussão, estresse, depressão, fadiga, demência e outros.

Novas ferramentas diagnósticas baseadas em tecnologia mobile estão cada vez mais presentes em nosso meio, o movimento iHealth nunca foi tão presente em nosso dia-a-dia, e o DANA é só mais uma comprovação do quanto o investimento nesta área é promissor.

A PEBmed acredita nesta iniciativa de trazer à medicina novas ferramentas de avaliação diagnóstica, acompanhamento prognóstico e instituição terapêutica. Fique ligado nos próximos lançamentos PEBmed!

Comentários

Texto

Deixe uma resposta