Página Principal > Destaques > Como ferramentas de suporte à decisão clínica podem melhorar a prática médica
cds

Como ferramentas de suporte à decisão clínica podem melhorar a prática médica

O crescimento na produção científica e no conhecimento médico nas últimas décadas tornou impossível para o médico acompanhar a atualização deste conhecimento. Hoje, quando lemos um livro de referência em medicina interna, sabemos que seu conteúdo foi produzido há cerca de 5 anos atrás, quando lemos as diretrizes de determinada doença, o conhecimento ali descrito em geral já tarda 3 anos. O conteúdo médico mais atualizado acaba sendo o artigo científico, que, em geral, descreve resultados obtidos por pesquisas concluídas há no máximo 1 ano.

A imensa quantidade de produção científica tornou inviável a atualização periódica de todo o conteúdo médico pelo próprio, e vem tornando a medicina cada vez mais fragmentada e “ultra”-especializada. Afinal, se não posso saber sobre tudo, talvez pelo menos eu possa saber tudo, ou quase tudo, sobre determinado assunto. Se, por um lado, a incapacidade da onisciência incomoda o médico e seu paciente, que se vê perdido na opinião de ultra-especialistas que não o enxergam como um todo, por outro lado, este formato de conhecimento médico permitiu o desenvolvimento de profissionais altamente competentes em sua especialidade, com experiência clínica que complementa e até supera o estudo clínico.

A partir desta incapacidade humana em acompanhar a literatura médica, estão se tornando cada vez mais comuns as ferramentas de suporte à decisão clínica (ou clinical decision support – “CDS”), entre elas os famosos UpToDate®, MedScape® e Epocrates®. A proposta de tais ferramentas é trazer conhecimento médico atualizado em suporte à decisão clínica do médico, sem no entanto tirar sua responsabilidade e arbitrariedade do mesmo.

Há 1 ano, uma pesquisa foi publicada pelo Health Information and Libraries Journal que demonstrou que, em cenários clínicos reais, ferramentas de apoio à decisão clínica baseada em evidência (no caso deste estudo, o UpToDate®) melhoraram a qualidade e segurança do atendimento médico. Mais de 30 pesquisas já foram desenvolvidas com a plataforma, sendo indicados seus benefícios não só na segurança e qualidade do atendimento, como também benefícios em diminuição do tempo de internação, menores taxas de mortalidade intra-hospitalar, otimização dos serviços hospitalares e redução do retardo no início de tratamentos.

O inegável benefício de uma ferramenta com conteúdo de qualidade e ao lado do médico 24 horas por dia reforça a necessidade do desenvolvimento desta ferramenta para a realidade brasileiro, e seguindo esta linha e este sonho, a PEBmed lança seu primeiro passo rumo a ferramenta ideal de suporte à decisão clínica, o “Whitebook: Clinical Decision”.

Nosso maior sucesso, Whitebook, agora contará com ampla biblioteca de conteúdo médico e de ferramentas médicas voltadas para a prática, como calculadoras e infusões de medicamentos. Reconhecemos o grande desafio de transformar nosso aplicativo na ferramenta ideal de suporte à decisão clínica, e, com este primeiro passo, buscamos o feedback de nossos fiéis usuários na sugestão de conteúdos e recursos, visando corresponder as suas expectativas. Já estamos trabalhando na busca de parceiros e atendendo as demandas de nossos usuários para tornar o “Whitebook: Clinical Decision” a cada dia mais completo.

Baixe e assine hoje mesmo o “Whitebook: Clinical Decision” e ajude-nos a construir um aplicativo para as suas necessidades! Nosso compromisso maior é com você!

Para maiores informações, visite: www.whitebook.com.br

Comentários

Texto