Página Principal > Cardiologia > Alto consumo de chocolate pode reduzir risco de doença cardiovascular e cerebrovascular
Ribbons of chocolate being poured
Ribbons of chocolate being poured

Alto consumo de chocolate pode reduzir risco de doença cardiovascular e cerebrovascular

Estudo britânico, publicado pela famosa revista Heart, com quase 21000 adultos (EPIC-Norfolk) mostrou que o grupo de maior consumo de chocolate apresentou um risco 11% menor de doença arterial coronariana, 25% menor risco de morte relacionada a doença cardiovascular e 23% menor risco de acidente vascular encefálico em um seguimento de 12 anos.

Como os grupos do estudo foram divididos em várias faixas de consumo de chocolate, encontrou-se também uma relação de dose-efeito, em que o grupo de maior consumo apresentou a maior redução no risco. Outro dado interessante e que pode, na verdade, ter se tornado um viés do estudo é que o grupo de menor consumo de chocolate apresentava maior IMC, maior percentual de diabéticos e maior índice de sedentarismo.

500x250-banner1

Os resultados deste estudo corroboram uma meta-análise com mais de 155000 participantes que encontraram resultados similares, o que reforça um potencial papel do chocolate em diminuir o risco cardiovascular. No entanto, estes resultados ainda carecem de relação de causalidade, o que deve ser o foco de novos estudos.

 

Referências Bibliográficas:

  • Kwok CS, Boekholdt SM, Lentjes MA, et al. Habitual chocolate consumption and risk of cardiovascular disease among healthy men and womenHeart2015; DOI:10.1136/heartjnl-2014-307050

Comentários

Texto