Página Principal > Dermatologia > 7 Mitos sobre a Acne passados a limpo
Sad teenager’s face with acne and germs under magnifier
Sad teenager’s face with acne and germs under magnifier

7 Mitos sobre a Acne passados a limpo

 

A acne é uma doença que acomete 80% dos jovens brasileiros e provoca importantes efeitos psicológicos e na autoestima dos jovens. Por ser extremamente “popular” a doença gerou muitos mitos ao longo dos anos quanto as suas causas, fatores agravantes e tratamentos alternativos. Listamos aqui sete mitos sobre a acne que todos já ouviram falar e tiveram dúvida quanto a resposta.

 

Mito nº 1: “Acne é coisa de adolescente, quando eu crescer não terei mais acne”

Falso: A acne se inicia na adolescência, principalmente devido aos hormônios sexuais. No entanto, a doença pode continuar até a idade adulta e, até mesmo, se iniciar na idade adulta. O incomum é a ocorrência de acne em crianças, devendo nestes casos proceder a investigação de distúrbios hormonais e puberdade precoce.

 

Mito nº 2: “O uso de cosméticos pode provocá-las”

Verdadeiro: Embora cosméticos são usualmente utilizados para controle da acne, o excesso de cosméticos, e, principalmente, o uso do cosmético errado pode piorar a acne, principalmente cosméticos gordurosos, que aumentam a oleosidade da pele e favorecem a acne. Os cosméticos mais indicados são rotulados como “oil free”, e de fato podem contribuir para uma pele mais hidratada e limpa.

 

Mito nº 3: “Tenho espinhas, logo devo cortar o chocolate”

Falso: Este é um mito muito comum de se ouvir. Mas, na verdade, nenhum estudo científico foi capaz de demonstrar esta associação, bem como a de qualquer outro alimento com a erupção de lesões acneiformes.

 

Mito nº 4: “O calor piora a acne”

Verdadeiro: Na verdade, não é o calor que a piora diretamente. Mas consideramos este mito como verdadeiro, porque o calor aumenta a sudorese e, consequentemente, a oleosidade da pele, o que favorece seu aparecimento.

 

Mito nº 5: “Estresse piora a acne”

Verdadeiro: O estresse apresenta importante efeitos em todo o sistema imunológico e também na liberação hormonal. Períodos de estresse normalmente são acompanhados de piora da acne.

 

Mito nº 6: “Tomar banho de sol diminui as espinhas”

Falso: Não há nenhuma evidência científica de que isso seja verdade. Ao contrário, o calor aumenta a sudorese e, consequentemente, a oleosidade da pele, provocando e piorando a acne.

 

Mito nº 7: “Alguns medicamentos podem causar acne”

Verdadeiro: Alguns medicamentos, como o lítio, corticoides, esteroides e barbitúricos, podem causar acne.

 

Por fim, gostaríamos de frisar que acne tem tratamento e medidas de controle efetivas, e que o dermatologista é o profissional mais adequado para a avaliação e o tratamento desta doença.

Comentários

Texto