Página Principal > Infectologia > Zika: Apresentação clínica na emergência
Zika virus

Zika: Apresentação clínica na emergência

Nesta semana na sessão:  conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, trazemos a apresentação clínica do paciente com Zika.

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

 

Apresentação clínica do paciente com ZIKA

Definição: Doença viral exantemática aguda causada pelo flavivírus Zika (ZIKAV), transmitido a partir da picada de mosquitos Aedes aegypti.

Apresentação Clínica:

  • Mais de 80% dos infectados são assintomáticos.
  • Principais queixas: Exantema maculopapular pruriginoso, febre baixa intermitente, mal-estar, astenia, artralgia, mialgia, cefaleia, hiperemia conjuntival sem prurido e não purulenta. Menos frequentemente, edema de extremidades, hematospermia e linfadenopatia podem manifestar-se.
  • Evolução: Benigna, auto limitada, com desaparecimento espontâneo dos sintomas em 3 a 7 dias. Artralgia pode permanecer por até 1 mês.
  • Síndrome de Guillain-Barré: Embora ainda não confirmada, relatada a associação de maior risco de síndrome de Guillain-Barré em pacientes com infecção recente pelo Zika vírus em áreas de circulação simultânea com o vírus da dengue (possível reação cruzada).
  • Sinais de Alarme: Hipotensão; desidratação importante; parestesia, paresia ou paralisia de membros inferiores.
  • Pacientes com alto risco de evolução desfavorável: Numa minoria de casos, pacientes com doenças graves podem apresentar evolução desfavorável, especialmente: pacientes imunosuprimidos, portadores de doenças terminais, portadores de insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica e outros, sendo a infecção viral um fator descompensante da doença de base.

Para acessar a abordagem diagnóstica completa, com diagnóstico diferencial, acompanhamento e tratamento do Zika, baixe gratuitamente o Whitebook Clinical Decision.  O aplicativo #1 na tomada de decisão clínica!

Publicamos 3 artigos em nosso Blog que valem como leitura complementar:

500x250banner2

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia-a-dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Comentários

Texto