Página Principal > Medicina Interna > Vantagens de usar um sistema de gestão em clínicas e consultórios

Vantagens de usar um sistema de gestão em clínicas e consultórios

250-BANNER5Um sistema de gestão online pode otimizar muitos processos dentro de uma clínica. Ao adotar esse tipo de programa, o médico passa a ter acesso a dados remotamente, ou seja, pode consultar agenda, prontuários e receituários de qualquer lugar usando qualquer dispositivo, como computadores, tablets e smartphones conectados à internet.

Essa possibilidade traz mais praticidade, produtividade e até mesmo economia, uma vez que em caso de dúvida, qualquer informação do histórico do paciente pode ser confirmada instantaneamente.

Confira as vantagens oferecidas por um sistema de gestâo online.

Agenda sempre atualizada e em qualquer lugar

Com um sistema de gestão online você altera e verifica sua agenda de onde estiver, usando seu celular. O sistema se atualiza automaticamente a cada novo agendamento ou cancelamento. Além disso, você pode enviar mensagens por e-mail ou SMS para confirmar a consulta com os pacientes e reduzir em até 40% as ausências e atrasos.

Também é possível analisar os dados da agenda online e fazer um planejamento com o objetivo de otimizar os horários ociosos, remanejar agendamentos e até mesmo começar a oferecer novos procedimentos.

Prontuário e prescrição eletrônicos

Com um sistema de gestão online, os prontuários e prescrições eletrônicos podem ser customizados e também ficam disponíveis pela internet.

É possível acessar os prontuários de qualquer lugar, usando um dispositivo conectado à internet. Isso é muito eficaz, principalmente em casos de emergências ou quando o médico não pode se deslocar até a clínica para consultar a ficha do paciente.

A possibilidade de personalizar os prontuários é uma ferramenta fundamental, pois cada profissional atende seus pacientes de uma maneira diferente e precisa saber de informações específicas para elaborar um diagnóstico e um tratamento adequado.

Já a prescrição eletrônica é uma funcionalidade que permite emitir receitas digitalmente e imprimi-las diretamente em seu próprio formulário, em uma folha em branco ou até mesmo  em um formulário de controle especial, o que facilita – e muito – e compreensão da receita pelo paciente e por profissionais envolvidos na dispensação do medicamento.

Outro benefício do receituário eletrônico é a possibilidade de enviar o arquivo por e- mail para o paciente, ou seja, caso o paciente perca ou se esqueça do receituário, basta um clique para reenviá-lo, sem a necessidade de refazer o que já foi feito.

Finanças na palma da mão

O módulo financeiro online permite o controle absoluto das finanças da clínica. Com essa ferramenta você pode verificar os procedimentos realizados, a quantidade de consultas realizadas, os planos atendidos que são mais adequados para suas necessidades, e também fazer um fluxo de caixa com tabelas e gráficos intuitivos.

Com essa ferramenta, as informações financeiras ficam concentradas em um só lugar, sem a necessidade de várias planilhas e programas, que muitas vezes apenas são utilizados  como registro. O fluxo de caixa permite entender os gastos e fazer um planejamento de novos investimentos a médio e longo prazo.

500x250banner2

O mais importante: segurança das informações

Todas as informações de um consultório são sigilosas, por isso, um sistema em nuvem tem armazenamento extremamente seguro.

A criptografia permite vários níveis de acesso, ou seja, apenas as pessoas autorizadas tem acesso a certas informações, principalmente os prontuários dos pacientes.

Sabemos que administrar uma clínica envolve muitos outros fatores além do atendimento ao paciente durante uma consulta.

Por isso, a missão da iClinic é levar mais gestão à prática médica por meio da  tecnologia. Nossa ferramenta centraliza todos os processos internos de uma clínica, desde o controle financeiro até o agendamento de pacientes. Tudo isso usando o que existe de mais moderno e atualizado no mercado da tecnologia, com uma interface intuitiva, acessível para todos os profissionais da saúde e um suporte rápido e eficiente.

Sobre o autor:

Felipe Lourenço é especialista em Informática e Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP). É co-founder & CEO do iClinic, um software online de gestão que organiza as informações de clínicas e consultórios de maneira simples e intuitiva, tornando os processos mais inteligentes e produtivos.

Comentários

Texto

Deixe uma resposta