Página Principal > Colunistas > CID – O que é? Como utilizar?
Photo credit: Alex E. Proimos via VisualHunt / CC BY-NC
Photo credit: Alex E. Proimos via VisualHunt / CC BY-NC

CID – O que é? Como utilizar?

bA Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, mais conhecida como CID, é um das principais ferramentas epidemiológica do cotidiano médico.

A principal função do CID é monitorar a incidência e prevalência de doenças, através de uma padronização universal das doenças, problemas de saúde pública, sinais e sintomas, queixas, causas externas para ferimentos e circunstâncias sociais,  apresentando um panorama amplo da situação em saúde dos países e suas populações.

O CID é utilizado por médicos, outros profissionais de saúde, pesquisadores e gestores em saúde, empresas, seguros de saúde e organizações de pacientes, para classificar doenças e problemas em saúde nos registros em saúde.

Esta ferramenta está traduzida em 43 diferentes línguas e presente em mais de 115 países. A versão mais nova é o CID-10 lançado na 43a Assembleia Mundial da Saúde, realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em maio de 1990. Uma nova versão está em revisão com lançamento previsto do CID-11 em 2018.

Você encontra o CID no Whitenook Clinical Decision, a ferramenta #1 do médico brasileiro.  Baixe grátis hoje mesmo!

ban

Comentários

Texto

Deixe uma resposta