Página Principal > Saúde & Tecnologia > Relatório oficial sobre a dieta glúten free não garante eficácia
bread-1319583_1280

Relatório oficial sobre a dieta glúten free não garante eficácia

250-BANNER5

Com o aumento de pessoas interessadas em uma vida fitness, se tornou muito comum a divulgação de novas dietas e métodos para emagrecer. A moda da vez são os alimentos sem glúten (dieta gluten free), que está dividindo a opinião de especialistas.

Caracterizada pela total exclusão do gluten da alimentação, a dieta vem causando polêmica entre os nutricionistas, que veem suas desvantagens e perigos. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban) divulgou um posicionamento oficial sobre o assunto afirmando que não há evidência que comprove a eficácia da dieta.  Veja abaixo os principais pontos:

1. Não há evidência suficiente para assumir que os indivíduos saudáveis experimentariam quaisquer benefícios do consumo de uma dieta sem glúten (GF).

2. Estudos recentes sugerem que a sensibilidade ao glúten pode ser confundida com a sensibilidade à baixa fermentação e má absorção dos hidratos de carbono de cadeia curta, conhecidos como – óligo, di, monossacarídeos e polióis fermentáveis, FODMAPs.

3. Dados epidemiológicos sustentam que pessoas com doença celíaca (CD) e excesso de peso não apresentam perda de peso sob uma dieta sem glúten (GF).

500x120-CIRURGIA

4. Dados experimentais recentes mostraram possíveis efeitos deletérios da dieta sem glúten (GF) sobre a microbiota intestinal em indivíduos saudáveis.

5. As dietas sem glúten (GF) podem ser saudáveis para a população em geral, desde que a retirada dos alimentos processados sem glúten (GF na sigla em inglês) seja compensada pela ingestão de outros grãos integrais, e de hortaliças de baixa densidade energética.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Comentários

Texto

Deixe uma resposta