Página Principal > Hepatologia > SUS começa a oferecer teste rápido para diagnosticar hepatite

SUS começa a oferecer teste rápido para diagnosticar hepatite

250-BANNER5Boa notícia para os médicos e pacientes do SUS: o teste rápido para detectar hepatite passou a fazer parte da tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde. Na prática, essa medida vai ampliar o acesso ao diagnóstico das infecções causadas pela hepatite B.

O teste disponibilizado é o VIKIA – HBsAg da empresa BioMérieux Brasil S/A, que utiliza a tecnologia imunocromatográfica (formato ICT ou lateral flow), para detecção de antígeno do HBs no soro, plasma ou sangue total. O teste se baseia na associação de anticorpos monoclonais e policlonais específicos do HBsAg, utilizando o princípio de imunocromatografia lateral para a pesquisa do HBsAg circulante.

Se o antígeno HBs estiver presente na amostra, uma linha de cor vermelha se formará. Como forma de garantir a qualidade do procedimento, uma linha de cor azul aparecerá sempre na zona de controle “C”, caso o teste tenha sido efetuado corretamente.

Estima-se que exista cerca de 2 milhões de portadores crônicos de hepatite B no país. Entre 90 e 95% dos adultos infectados com o vírus irão eliminar a doença de forma espontânea e os 5 a 10% restantes se tornarão doentes crônicos. Cerca de 50% das formas crônicas da hepatite B evoluem para cirrose e câncer, que podem ser evitadas pela detecção precoce e tratamento adequado.

Em aproximadamente 90% dos casos, o uso continuo de medicamentos orais apresenta excelente resultados no controle da doença.

500x120-CIRURGIA

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências: http://www.cremerj.org.br/noticias/exibe/3552

Comentários

Texto

Deixe uma resposta