Página Principal > Saúde & Tecnologia > Como se manter atualizado sobre as novidades da sua área
open-book-1428428_1280

Como se manter atualizado sobre as novidades da sua área

250-BANNER5Cerca de 6 mil artigos científicos são publicados todos os dias na Internet. Com o fluxo de informações cada vez maior e mais rápido, como se manter atualizado sobre as novidades da sua área e acompanhar as publicações de novos estudos científicos? Listamos abaixo algumas dicas para você ficar sempre por dentro das notícias:

– Crie alertas no Google Acadêmico: como o fluxo de informações é muito grande, é importante filtrar apenas os conteúdos que são interessantes para você. Uma ferramenta que pode te ajudar nessa tarefa é o sistema de Alertas do Google Acadêmico. É possível escolher uma palavra-chave ou conjunto de palavras e selecionar um e-mail para receber as notificações.

– Escolha os autores que você deseja acompanhar: também pelo Google Acadêmico, é possível acompanhar todas as publicações de um autor de sua escolha, e até mesmo os trabalhos em que ele é citado. Para isso, o autor precisa ter um perfil no Google Acadêmico.

– Crie alertas a partir de bases de dados: quase todas as bases de dados multidisciplinares ou que focam em áreas específicas (como PubMed, Compendex, Scopus, EBSCO, Sage) permitem que o usuário crie uma conta e escolha seus alertas, por e-mail ou feed.

500x250-1

– Use as redes sociais: siga pesquisadores e sites relevantes para sua área e acompanhe suas publicações. Existe também a possibilidade de usar o Twitter como agregador de feeds (veja um tutorial de como ativar essa funcionalidade aqui).

– Recomendações de leitura: novos sistemas de recomendação de literatura prometem aprender com os interesses dos usuários e filtrar as informações, para oferecer apenas artigos relevantes como resposta. Alguns exemplos são ReadCube, PubChase, Sparrho Faculty 100 Prime.

– Acesse o portal da PEBMED: e, claro, não deixe de acessar nosso site todos os dias. Nosso compromisso é fornecer conteúdo de confiança atualizado para médicos e estudantes de medicina.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências: http://www.nature.com/news/how-to-tame-the-flood-of-literature-1.15806

Comentários

Texto

Deixe uma resposta