Página Principal > Oncologia > Pesquisadores associam consumo de álcool a risco de câncer
wine-933236_1280

Pesquisadores associam consumo de álcool a risco de câncer

250-BANNER3Uma pesquisa realizada na Nova Zelândia associou o consumo de álcool a sete tipos de câncer. Até mesmo os indivíduos que bebem socialmente (quantidade baixa ou moderada) têm mais chances de desenvolver a doença, do que aqueles que não bebem álcool.

De acordo com o estudo feito pelos pesquisadores, o consumo de bebidas alcoólicas foi responsável por cerca de 6% das mortes por câncer em 2012 no mundo, o que representa mais de 500 mil óbitos.

Os pesquisadores encontraram evidências da relação entre a ingestão de álcool em sete tipos de câncer: garganta, laringe, esôfago, fígado, cólon, intestino e mama. A frequência da doença é proporcional à quantidade ingerida: pessoas que bebem muito tem mais risco de desenvolver câncer. Mas os pesquisadores alertam que até mesmo quem bebe uma quantidade baixa e moderada de álcool está em risco. Não há nível seguro de consumo.

A pesquisa também indica que os benefícios de consumir álcool como, por exemplo, “uma taça de vinho por dia faz bem ao coração”, são cada vez menos relevantes em comparação aos efeitos negativos.

Para aqueles que largarem a bebida, há chances de reverter os riscos até certo ponto, nos cânceres de laringe, faringe e fígado.

500x120-CIRURGIA

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências:

Comentários

Texto

Deixe uma resposta