Página Principal > Saúde & Tecnologia > 9 livros imperdíveis para ler durante as férias
phone-1052023_1280

9 livros imperdíveis para ler durante as férias

250-BANNER5Vai tirar férias em breve? Por que não aproveitar a folga para enriquecer ainda mais seu conhecimento com a leitura de alguns clássicos da literatura e obras recentes, que ajudam a transformar a medicina? Veja uma lista de livros imperdíveis para médicos e estudantes:

Mortais – Nós, a Medicina e o que Realmente Importa no Final: por meio de uma pesquisa reveladora e histórias reais de pacientes, o autor Atul Gawande reflete sobre o caminho que os médicos precisam percorrer para lidar com o envelhecimento e a perspectiva da morte.

O Físico – A Epopéia de um Médico Medieval: primeiro livro da trilogia escrita por Noah Gordon, o best-seller conta a história de um órfão inglês, dotado de um dom místico para curar, que viaja para a Pérsia, sob a identidade falsa de um estudante judeu, para estudar com um famoso professor e aprender como vencer a doença que dizimou sua família.

The Gene: An Imtimate History: o mais novo livro de Siddhartha Mukherjee, vencedor do Pulitzer pelo livro “O Imperador de Todos os Males: Uma Biografia do Câncer”, faz uma narrativa sobre o gene e a questão definidora do futuro: o que acontece com o ser humano quando aprendemos a ler e escrever a nossa própria informação genética?. O livro foi lançado em julho desse ano e ainda não tem tradução para o português.

O Século dos Cirurgiões: a obra de Jurgen Thorwald fala das raízes da medicina e como era a vida do cirurgião antes e depois da anestesia. O autor traz relatos de apendicectomias, retirada de litíases urinárias e outros procedimentos extremamente dolorosos que eram feitos sem a droga.

Mais Rápido e Melhor – Os Segredos da produtividade na vida e nos negócios: com base nas últimas descobertas na neurociência, psicologia e economia comportamental, o livro de Charles Duhigg aborda a ciência da produtividade, explicando que pessoas mais produtivas não só agem diferente, como também veem o mundo de maneira diferente.

ban

Por Um Fio: através de histórias reais, a obra de Drauzio Varella, um dos médicos que mais produz livros no Brasil, mostra como a perspectiva de morte pode dar um novo sentido para a vida e alterar o comportamento das pessoas.

O Último Sopro de Vida: narra a história real de Paul Kalanithi, brilhante neurocirurgião que foi diagnosticado com um câncer incurável. Durante seus últimos meses de vida, Paul escreveu o livro falando sobre sua trajetória – a descoberta da doença, incerteza quanto ao futuro e a angústia de se despedir da vida. A obra faz uma dura análise sobre o desafio de enfrentar a morte e a relação entre médicos e pacientes.

The Patient Will See You Now: uma visita ao médico pode ser bem cansativa. A consulta tem que ser marcada com meses de antecedência. No dia, você provavelmente esperará horas até ser chamado. Depois, vai esperar ainda mais por exames e resultados. O livro do cardiologista americano Eric Topol mostra por que a medicina não precisa ser assim, graças às novas tecnologias.

A Morte da Medicina: de acordo com o autor, Dr. Hélio Angotti Neto, o livro surgiu do choque em constatar os desvios conceituais em relação ao valor da vida humana, em nome da ciência. O médico faz uma reflexão sobre o papel do médico na sociedade e alerta para o perigo da medicina se tornar apenas um instrumento para atender demandas puramente ideológicas de uma revolução cultural e ética, destinada a modificar valores, atitudes e comportamentos.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências:

Comentários

Texto

Deixe uma resposta