Página Principal > Saúde & Tecnologia > 9 filmes que todo médico precisa ver
remote-control-932273_1280

9 filmes que todo médico precisa ver

250-BANNER5Vai entrar de férias ou tem um feriado prolongado vindo ai? Então, a PEBmed tem uma dica para você. Listamos abaixo 10 filmes que todo médico precisa ver. Aproveite o tempo livre para enriquecer seu conhecimento com essas histórias:

Tempo de Despertar (1990): um clássico com Robert De Niro e Robin Williams, o filme é baseado na autobiografia do Dr. Oliver Sacks. Na história, um neurologista começa a estudar sobre pacientes catatônicos de um hospital psiquiátrico. Ele chega à conclusão que os pacientes sofrem de encefalite letárgica e recebe autorização para tratar um deles com a droga L-DOPA, usada em pacientes com Parkinson. Sem saber se o tratamento dará certo ou seus possíveis efeitos colaterais, o filme narra a história real das descobertas da medicina sobre doenças neurológicas. Disponível no Netflix.

Quase Deuses (2004): após ser demitido, o marceneiro Vivien Thomas consegue um emprego como faxineiro de um hospital. Lá, ele conhece o Dr. Alfred Blalock e começa a se interessar por medicina. Dessa parceria incomum, os dois começam a desenvolver várias tecnicas cirúrgicas que podem revolucionar a medicina. Também baseado em uma história real, o filme fala sobre a vida de Vivien Thomas e Alfred Blalock, em sua busca por métodos mais eficientes para salvar vidas.

O Físico (2013): baseado no livro de Noah Gordon, que também já indicamos por aqui, o filme conta a história de um órfão inglês que viaja para a Pérsia, sob a identidade falsa de um estudante judeu, para estudar com um famoso professor e aprender como vencer a doença que matou sua mãe. Disponível no Netflix.

Patch Adams – O Amor é Contagioso (1998): mais um clássico do cinema e mais uma história real, o filme fala da vida de Hunter Adams, que descobre sua paixão pela medicina após tentar se suicidar e se internar em um sanatório. Com seus métodos inusitados, Patch tenta conquistar todos e provar que pode haver alegria mesmo no fim da vida. Disponível no Netflix.

ban

O Óleo de Lorenzo (1992): aos 6 anos, os pais de Lorenzo descobrem que seu filho tem Adrenoleucodistrofia, uma doença degenerativa incurável, em que o paciente morre em, no máximo, dois anos. Inconformados com a falta de informação e o fracasso dos médicos, os pais do menino decidem estudar e pesquisar sozinhos sobre a doença, na esperança de salvar Lorenzo. O filme também é uma história real.

Hipócrates (2014): em mais um dia como residente, Benjamin atende um paciente com dores apelidado de Tsunami. Como o aparelho necessário para fazer exames estava quebrado, o médico libera Tsunami, receitando apenas um analgésico. No dia seguinte, ele descobre que seu paciente morreu. O pai de Benjamin, que trabalha no mesmo hospital, tenta protegê-lo e diz a todos que seu filho tinha feito o exame. Carregando a culpa, Benjamin não sabe como seguir em frente. Disponível no Netflix.

Um Golpe do Destino (1991): um dia você é o médico; no outro o paciente. Após descobrir um câncer na laringe, um médico percebe como relacionamento com pacientes pode ser frio e indiferente. Ele usa sua experiência para ensinar seus colegas no hospital a mostrar compaixão e, assim, oferecer um atendimento melhor.

Um Homem Entre Gigantes (2015): estrelando Will Smith, o filme narra a história real do Dr. Bennet Omalu, que diagnosticou um severo trauma cerebral relacionado a esportes em um jogador profissional americano. Investigando o assunto, ele descobre se tratar de um mal comum entre jogadores e decide lutar para que essa verdade vá à público. Disponível no Netflix.

Sicko (2007): o documentário feito por Michael Moore faz duras críticas sobre o sistema de saúde dos Estados Unidos, abordando questões como seguridade social, a desorganização dos setores de saúde públicos e a lógica capitalista do país. Uma verdadeira aula para quem gosta do assunto. Disponível no Netflix.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Comentários

Texto

Deixe uma resposta