Página Principal > Saúde & Tecnologia > 4 dicas de gestão de tempo para médicos

4 dicas de gestão de tempo para médicos

Ter uma boa gestão de tempo pode ser um grande desafio para médicos e profissionais da saúde. A rotina turbulenta, vários compromissos para organizar e a imprevisibilidade de algumas situações podem fazer com que o profissional se sinta um pouco perdido na quantidade de problemas para resolver. Confira quatro dicas infalíveis para gerenciar melhor seus horários e tarefas.

500x120-usuarios

1. Conheça sua rotina

Não se gerencia o que não se conhece. A gestão de tempo também segue essa regra, por isso, você precisa conhecer todos os detalhes da sua rotina. Verifique quais são todos os seus compromissos fixos, os horários que você precisa estar presente em cada um deles e o tempo de deslocamento entre os lugares.

Também é importante você colocar pequenas pausas nesse seu planejamento. Considere fazer intervalos entre seus atendimentos, assim você consegue manter sua produtividade e pode se dedicar totalmente às atividades.

2. Tenha uma agenda online

Depois de organizar todos os seus compromissos e está na hora de colocá-los em uma agenda. Nesse momento, duas coisas são importantes:

  • Ter uma agenda unificada, com seus compromissos pessoas e profissionais, assim você não corre o risco de esquecer nenhuma atividade;
  • Ter essa agenda sempre com você, assim você pode consultá-la a qualquer momento.

Levando em consideração esses dois fatores, é muito interessante você adotar uma agenda online. Dessa maneira, você pode acessá-la de qualquer lugar no seu smartphone e também fazer alterações sempre que necessário.

Outra vantagem das agendas online é a criação de labels e tags. Com essas marcações você consegue organizar e identificar os tipos de compromissos. As cores dos eventos na agenda servem como uma sinalização intuitiva das marcações, como eventos recorrentes, pacientes fixos, compromissos específicos e urgências.

Para sua agenda funcionar, você precisa checá-la diariamente. Assim você consegue planejar seu dia e evitar imprevistos.

3. Seja pontual

Chegou a hora de colocar todo o planejamento em prática. Mas isso não é uma tarefa tão simples. Seguir à risca tudo o que foi planejado pode ser um desafio, ainda mais na área médica, em que as rotinas e os processos não são tão previsíveis. O ideal é seguir um tempo fixo para cada atividade, seja uma consulta com um paciente ou as compras no supermercado.

Um método que você pode adotar é: cronometrar suas consultas e analisar qual é o tempo médio dos seus atendimentos. Assim você tem uma noção mais exata de quanto tempo você leva em cada procedimento e pode organizar seus compromissos. Dessa maneira, você vai atualizando regularmente a sua agenda, para que ela seja o mais fiel possível à sua realidade.

4. Use um sistema de agenda médica

Adotar um sistema de agenda online no seu consultório também é uma ótima maneira de melhorar a sua gestão de tempo. Esse tipo de sistema foi estruturado para otimizar os processos e facilitar as tarefas do consultório.

Além disso, esse sistema também pode enviar lembretes para seus pacientes a fim de confirmar a consulta. Isso diminui a quantidade de faltas em até 40%, agrada os pacientes, que ficam cientes de seus horários e valorizam ainda mais o seu consultório e, claro, é muito positivo para você, que não fica com horários ociosos.

Aplicar a tenologia no consultório pode dinamizar seus compromissos e tornar seu trabalho mais organizado. Isso é essencial para que você controle suas atividades e tenha tempo para se dedicar à sua carreira, mas também faz com que sobre tempo para sua vida pessoal e seus hobbies.

bAs melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

 

 

 

 

 

Autor:

Felipe Lourenço

⦁ Especialista em Informática e Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP) ⦁ Co-founder & CEO do iClinic

Comentários

Texto

Deixe uma resposta