Página Principal > Saúde & Tecnologia > Uma hora de exercício diário compensa risco de mortalidade de ficar sentado o dia todo

Uma hora de exercício diário compensa risco de mortalidade de ficar sentado o dia todo

Segundo meta-análise publicada na revista The Lancet, fazer uma hora de caminhada rápida ou outra atividade de intensidade moderada todos os dias pode compensar o risco de mortalidade associado a ficar sentado por períodos prolongados.

500x120-CIRURGIA

A análise incluiu 16 estudos de coorte com mais de um milhão de homens e mulheres, que relacionaram hábitos como ficar sentado, tempo vendo TV e atividade física com mortalidade. Os participantes menos ativos (cerca de 5 minutos de atividade moderada por dia), que ficavam mais de 8 horas por dia sentados, foram associados a um aumento no risco de mortalidade de 27%, em comparação com os que ficavam sentados por menos de 4 horas diárias.

Ficar sentado durante muito tempo também foi associado com aumento da mortalidade, embora em menor proporção, entre os indivíduos mais ativos. No entanto, entre esses indivíduos mais ativos (60 a 75 minutos de atividade moderada por dia) ficar muito tempo sentado não estava mais associado com a mortalidade.

Os pesquisadores também analisaram o tempo em frente à telinha: assistir mais de 3 horas de TV por dia foi associado com aumento da mortalidade em todos os grupos, menos no dos mais ativo. Os participantes mais ativos tiveram que assistir TV durante 5 horas por dia para ver um aumento da mortalidade.

250-BANNER5

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências:

  • Physical Activity 2016: Progress and Challenges. Published: July 27, 2016. The Lancet.
  • One Hour of Exercise Daily Can Offset Mortality Risk of Sitting at Work All Day. NEJM.

Comentários

Texto

Deixe uma resposta