Página Principal > Cardiologia > Câncer é agora a maior causa de morte na Europa
smoking-1418483_640

Câncer é agora a maior causa de morte na Europa

Com a queda dramática nas taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares ao longo dos últimos anos, câncer é agora a maior causa de morte em 12 países europeus, revela uma análise de dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

500x120-rosa

A mais recente análise usou dados da OMS. Os pesquisadores descobriram 4 milhões de mortes por doenças cardiovasculares na Europa em 2013, correspondendo a 45% do total de mortes. A mortalidade foi maior em mulheres do que em homens, em 2.2 milhões (49%) vs 1.8 milhões de mortes (40%).

Você sabe qual é a doença que mais mata no mundo?

Como explicar a redução de mortalidade por doenças cardiovasculares?

Há várias explicações possíveis para esse fenômeno. Uma delas é que a diminuição das taxas de mortes por doenças cardiovasculares aumenta a longevidade e, consequentemente, as chances de um indivíduo ter câncer.

Outra razão é que a maior parte das doenças cardiovasculares pode ser atribuída a fatores comportamentais, como tabagismo, atividade física, dieta e ingestão de álcool. Em contrapartida, apenas a metade dos casos de câncer podem ser ligados a tais causas. Por isso, em um nível populacional, reduzir as taxas de tabagismo, por exemplo, tem um impacto maior nas doenças cardiovasculares do que sob o câncer.

Além disso, doenças cardiovasculares tem preditores fortes como, por exemplo, os níveis de hipertensão e colesterol, que podem ser controlados com mudanças comportamentais e medicamentos.

O resultado é que agora as taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares são inferiores aos de câncer em homens e mulheres, em uma dúzia de países europeus.

250-BANNER3

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências:

Comentários

Texto

Deixe uma resposta