Página Principal > Cardiologia > Obesidade associada a mais 8 tipos de câncer

Obesidade associada a mais 8 tipos de câncer

Obesidade já é conhecida por aumentar o risco de alguns tipos de câncer, mas a Agência Internacional de Investigação do Câncer (IARC) acaba de deixar essa lista bem maior, acrescentando outros oito tipos.

500x120-CIRURGIA

A IARC já havia associado a obesidade a cinco tipos de câncer: colorretal, esôfago (adenocarcinoma), rim, mama em mulheres na pós-menopausa e endométrio uterino.

Veja também: Obesidade, uma doença da mente?

No estudo mais recente, feito a partir de uma nova avaliação da literatura científica publicada, a agência acrescentou mais oito tipos a essa lista: estômago, fígado, vesícula, pâncreas, ovários, tireoide, meningioma e mieloma múltiplo.

Os pesquisadores também encontraram evidências sugerindo uma ligação a três outros: câncer fatal da próstata, mama em homens e linfoma difuso de grandes células B.

Foram identificados vários mecanismos que ligam excesso de gordura corporal com a carcinogênese, incluindo inflamação crônica e desregulação do metabolismo dos hormônios sexuais.

250-BANNER2

Lembrando também que excesso de peso e obesidade estão associados a um risco significativamente maior de morte prematura, principalmente entre os homens.

Obesidade em números

Dados de 2013 estimaram que 4,5 milhões de mortes em todo o mundo podiam ser atribuídas ao excesso de peso e obesidade.

Globalmente, mais pessoas estão com sobrepeso ou obesos do que abaixo do peso. Até 40% da população está acima do peso ou obesos, em alguns países ou regiões.

Mais: Dormir cedo na infância diminui o risco de obesidade na adolescência

Estima-se que 640 milhões de adultos em todo mundo eram obesos em 2014, o que representa um aumento de seis vezes desde 1975.

A nova evidência enfatiza a importância de encontrar formas eficazes, a nível individual e social, para implementar as recomendações da OMS em melhorar dietas e padrões de atividade física ao longo da vida.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

Comentários

Texto

Deixe uma resposta