Página Principal > Colunistas > Como eu trato? Curso de atualização em condutas pediátricas em Reumatologia

Como eu trato? Curso de atualização em condutas pediátricas em Reumatologia

O departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ realizou, em julho, o simpósio “Como eu trato?”, para abordar as diversas subespecialidades pediátricas. No evento, foram apresentados quadros clínicos e as condutas realizadas.

500x120-CIRURGIA

Já falamos sobre os casos apresentados de Alergia/Imunologia, DermatologiaGastroenterologia e Infectologia, vamos continuar nosso especial com Reumatologia.

Na parte de reumatologia, foi feito um grande apanhado geral sobre reumatologia pediátrica focada nas artrites agudas.

No primeiro quadro clínico foi abordado um paciente com febre, dor, edema em joelho e dificuldade para deambular. O diagnóstico foi de artrite séptica confirmada com análise do líquido sinovial (apenas ⅓ cresce germe, estafilococo aureus é o mais comum). No diagnóstico diferencial foi abordada a sinovite (ultrassonografia de quadril normal) e a miosite viral (LDH e CPK normais).

No segundo quadro clínico, o paciente tinha dor articular no pé direito e virilha esquerda, aumento de linfonodo, exsudato em orofaringe, exantema micropapular, limitação de movimento e dor em quadril a esquerda, tornozelo direito e punho. O diagnóstico foi de Mononucleose Infecciosa com sorologia para EBV positiva e foi tratada com anti-inflamatório não hormonais e analgésicos(Ibuprofeno 30 a 40 mg).

O terceiro quadro clínico envolvia um paciente com entesite, artrite, conjuntivite bilateral, diarreia, com balanite circinada sem atividade sexual. O diagnóstico foi de Síndrome de Reiter com infecção urogenital, enteropática gerando uma artrite reativa pós infecciosa. O tratamento foi feito com AINE, o antibiótico só está indicado quando pensar em infecção de via sexual que não foi o caso.

Amanhã continuaremos com nosso especial, mostrando os quadros clínicos apresentados para Genética.

Autor:

alexandregalvao

banner250x250

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Comentários

Texto

Deixe uma resposta