Página Principal > Pediatria > Bebês expostos a paracetamol no útero podem ter problemas comportamentais

Bebês expostos a paracetamol no útero podem ter problemas comportamentais

Um estudo prospectivo sugere que bebês expostos ao acetaminofeno (paracetamol) no útero tem mais risco de desenvolver problemas comportamentais. Devido ao amplo uso do medicamento entre mulheres grávidas, a hipótese pode ter implicações importantes na saúde pública.

500x120-CIRURGIA

No estudo, publicado em agosto na Pediatrics, os pesquisadores avaliaram dados prospectivos de 7.796 mães, juntamente com seus filhos e parceiros. O uso de paracetamol foi registrado com base no auto-relato materno.

Entre as mães, 53% relatou o uso do acetaminofeno em 18 semanas de gravidez, assim como 42% em 32 semanas. E 89% das mães e 84% dos parceiros relataram usá-lo após o nascimento. O estado comportamental do bebê foi avaliada usando o questionário de triagem comportamental, que mostrou que 5% das crianças aos 7 anos de idade tiveram problemas de comportamento, com base em suas pontuações no teste.

b

Na análise inicial, o uso do acetaminofeno por parte da mãe, em 18 semanas de gravidez, foi associado com uma maior probabilidade do bebê desenvolver problemas de conduta e sintomas de hiperatividade; já o uso em 32 semanas foi associado com maiores chances de sintomas emocionais, de hiperatividade e problemas de conduta.

A associação mais forte entre o uso de paracetamol e problemas comportamentais e emocionais durante o terceiro trimestre em relação ao segundo sugere que o tempo de uso é importante. Como há um desenvolvimento ativo do cérebro do feto durante o terceiro trimestre, esta descoberta pode indicar que existem períodos quando o cérebro é mais sensíveis à exposição ao acetaminofeno.

O mecanismo para a influência do paracetamol no comportamento do bebê ainda não é conhecido, mas os autores sugerem que as propriedades de desregulação do sistema endócrino podem afetar o desenvolvimento fetal, o mesmo acontecendo com o desenvolvimento de metabólitos tóxicos pelo feto quando o acetaminofeno atravessa a placenta, ou a interrupção do desenvolvimento do cérebro através de estresse oxidativo.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

Comentários

Texto

Deixe uma resposta