Página Principal > Dermatologia > Laticínios causam acne? Mitos e verdades
laticinios

Laticínios causam acne? Mitos e verdades

O papel dos alimentos no desenvolvimento de acne vulgar ainda é um assunto controverso, mas é uma questão frequente entre os pacientes que sofrem com a doença. Com diversos estudos sobre o assunto, podemos concluir que leite e seus alimentos derivados causam acne?

500x120

Em 2002, pesquisadores reascenderam o debate com a observação de que habitantes das Ilhas do Pacífico só desenvolveram acne após adotar uma dieta ocidental. Estudos posteriores mostraram ligações entre acne, dietas com alto índice glicêmico e alto consumo de laticínios.

Pesquisadores americanos realizaram um novo estudo, publicado no Journal of the American Academy of Dermatology, de caso-controlado para investigar a dieta de 120 adolescentes (idades entre 14 e 19 anos) com acne moderada e 105 controlados sem acne. A análise trouxe as seguintes conclusões:

  1. consumo total de produtos lácteos era ligeiramente maior no grupo com acne;
  2. consumo de leite com baixo teor de gordura/desnatado foi correlacionado com ter acne (0,61 porções de baixo teor de gordura/desnatado por dia no grupo acne – 0,41 porções de baixo teor de gordura/desnatado por dia no grupo controle, p = 0,01);
  3. consumo de leite integral não se correlacionou com ter acne;
  4. os pesquisadores não encontraram nenhuma ligação entre acne e o índice glicêmico da dieta; ingestão total de calorias diárias; ingestão de gordura saturada ou trans; carboidratos totais; proteína total; gordura total; ou a porcentagem de calorias provenientes de gordura, proteína ou carboidratos.

O estudo reafirma outros relatórios, que ligam o baixo teor de gordura e ingestão de leite desnatado a uma maior prevalência de acne em adolescentes.

Essa associação modesta entre o consumo de laticínios de baixo teor de gordura e acne não estabelece causalidade. Além disso, as dietas com restrição de laticínios ainda têm de mostrar qualquer benefício clinicamente mensurável na redução da acne.

250-BANNER5

Veja também: 7 Mitos sobre a Acne passados a limpo

Uma vez que o leite contém uma mistura de ácidos gordos, proteínas e vitaminas A e D, não fica claro se algum desses componentes tem efeito pró-acne. Lembrando que o leite integral parece não ter efeito pró-acne.

Em contraste, a eliminação do leite com baixo teor de gordura/desnatado pode beneficiar alguns adolescentes com acne refratária, mas outros ensaios clínicos são necessários para quantificar esse efeito e trazer à tona os componentes específicos do leite que são responsáveis.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Cordain L, Lindeberg S, Hurtado M, et al. Acne vulgaris: a disease of Western civilization. Arch Dermatol. 2002;138;1584-1590
  • Smith RN, Mann NJ, Braue A, Mäkeläinen H, Varigos GA. A low-glycemic-load diet improves symptoms in acne vulgaris patients: a randomized controlled trial. Am J Clin Nutr. 2007;86:107-115
  • Adebamowo CA, Spiegelman D, Danby FW, et al. High school dietary dairy intake and teenage acne. J Am Acad Dermatol. 2005;52;207-214
  • Does Dairy Cause Acne?. Medscape. Sep 02, 2016.
  • Melnik BC, Schmitz G. Role of insulin, insulin-like growth factor-1, hyperglycemic food and milk consumption in the pathogenesis of acne vulgaris. Exp Dermatol. 2009;18:833-841

Comentários

Texto

Deixe uma resposta