Página Principal > Saúde & Tecnologia > A tecnologia está mudando a medicina; veja como
tecnologia

A tecnologia está mudando a medicina; veja como

Realidade virtual para aliviar a dor dos pacientes, próteses feitas com impressora 3D, robôs cirúrgicos… o “futuro” já chegou e está mudando a maneira como a medicina é praticada. Não fique para trás, veja algumas dessas mudanças:

500x120-assinatura

Jogos vão mudar o comportamento dos pacientes

De acordo com dados recentes, metade dos pacientes com doenças crônicas não segue o tratamento prescrito pelo médico. Uma das aposta para reverter essa situação e também ajudar as pessoas a tomarem decisões melhores para sua saúde são os jogos.

Já existe uma tendência no mercado em criar games e apps que causem um impacto positivo na vida das pessoas. Aplicativos de corrida permitem que você faça uma competição com seus amigos, ou habilite notificações com incentivos para correr todos os dias.

As distâncias vão diminuir – e muito!

A aproximação entre o médico e o paciente é cada vez maior. Hoje, já é possível enviar uma foto de alguma condição para o médico e receber uma rápida resposta, sem nem sair de casa. O monitoramento a longa distância também já está sendo pensado.

Na África, a iniciativa CardioPad, da Himore Medical, desenvolveu uma solução sem fio que permite um acompanhamento eficaz das doenças cardiovasculares, de uma longa distância, através da internet.

O currículo médico não será mais o mesmo

As universidades já estão se preparando para formar médicos que atenderão “e-pacientes”, indivíduos 100% conectados.

Nada de livros pesados, o conhecimento será online e portátil. As salas de aula serão digitais, com acesso contínuo à informação. Os cadáveres humanos da aula de anatomia serão substituídos por simulações interativas usando realidade virtual.

banner250x250

Veja mais sobre saúde e tecnologia:

– 10 tecnologias que estão salvando milhões de vidas em países subdesenvolvidos (parte 1)
– 10 tecnologias que estão salvando milhões de vidas em países subdesenvolvidos (parte 2)
– Educação: A nova barreira da tecnologia
– Realidade virtual vira alternativa para aliviar a dor dos pacientes
– Pacientes estão cada vez mais ativos em relação à sua própria saúde

 

Os robôs estarão com você na sala de cirurgia

A cirurgia robótica assistida é um tipo de cirurgia em que o médico manipula o robô, através de um controle, para fazer incisões e ressecações. Ao mesmo tempo que aumenta a habilidade do cirurgião, ela também permite procedimentos menos invasivos.

A tecnologia continua em desenvolvimento e promete ajudar ainda mais os médicos.

O tratamento será muito mais preciso

A medicina personalizada é cada vez mais promissora. Em poucos anos, a análise de DNA será uma etapa padrão antes da escolha do melhor tratamento a seguir, garantindo que as prescrições sejam adequadas ao metabolismo de cada paciente.

Diagnósticos e ferramentas médicas estarão na palma da sua mão

Já imaginou todo o suporte clínico que você precisa dentro do seu celular? A previsão é de que o smartphone se torne, em alguns anos, o centro dos cuidados de saúde. Pensa que isso ainda está muito longe de acontecer? Então, você deveria conhecer o Whitebook.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

Comentários

Texto

Deixe uma resposta