Página Principal > Saúde & Tecnologia > Médicos gastam metade do seu tempo com papelada
papelada

Médicos gastam metade do seu tempo com papelada

Não há dúvidas que o tempo dos profissionais de saúde é muito corrido, mas será que ele é bem aproveitado? Um novo estudo mostra que, para cada hora gasta com um paciente, o médico leva duas horas preenchendo registros e documentações.

500x120-amarelo

O estudo do Annals of Internal Medicine analisou cerca de 60 médicos de 16 especialidades diferentes durante o expediente. Com base em 430 horas de observação, os pesquisadores concluíram que 49% das horas foram gastas em papelada, enquanto 27% foi gasto diretamente com os pacientes.

Durante a consulta com os pacientes, os médicos passaram 37% do tempo em registros. Após o horário de expediente, eles trabalharam uma média de 1,5 horas por dia, com a maior parte desse tempo dedicado a tarefas de registro e documentação.

Veja também: 4 dicas de gestão de tempo para médicos

Dá para fugir da papelada?

Não tem jeito, papelada também faz parte da vida do médico. O que fazer, então? De acordo com os pesquisadores, os médicos que tiveram ajuda de outros profissionais para preencher registros dispuseram de mais tempo de interação direta com pacientes.

Outra solução pode ser observar os colegas mais experientes e ver como eles lidam com essa carga de trabalho, e se eles têm alguma técnica que você possa incorporar no seu dia a dia.

250-BANNER5

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Allocation of Physician Time in Ambulatory Practice: A Time and Motion Study in 4 Specialties. Published at www.annals.org on 6 September 2016.
  • http://www.jwatch.org/fw111995/2016/09/06/half-physician-time-spent-ehrs-and-paperwork?query=most-popular-read

Comentários

Texto

Deixe uma resposta