Página Principal > Cardiologia > Devices de suporte ventricular: os aparelhos que estão ajudando a salvar vidas

Devices de suporte ventricular: os aparelhos que estão ajudando a salvar vidas

O mundo da cardiologia é floreado de novidades e estudos científicos, bem pudera ser a especialidade mais estudada, afinal as doenças cardiovasculares são as principais causas de mortalidade e morbidade no mundo. Muito dinheiro é investido em pesquisa, não só na área de medicamentos, mas também na de devices (aparelhos), e estes vem chegando cada vez mais para ficar, reduzindo morbidade e mortalidade.

500x120-assinatura

A seguir, apresentaremos alguns devices já em uso e comprovadamente eficazes no suporte ventricular. Os devices de assistência ventricular mudaram a ótica da insuficiência cardíaca, choque cardiogênico e do transplante cardíaco. Eles representam um passo além das aminas vasoativas e do balão intra-aórtico.

Heartmate II: criado inicialmente como ponte para transplante, já existem relatos de pacientes vivendo mais de quatro anos com o Heartmate II e o produto já está aprovado para ambos os usos (ponte para transplante e terapia de destino). Consiste em um bomba de rotação axial de alta velocidade que produz um fluxo pulsátil, é pequeno o bastante para caber no tórax de uma criança grande ou um adulto pequeno. Seu motor é movido à energia elétrica e ligado a uma bateria externa ao corpo. É capaz de produzir de 6.000 a 15.000 rotações por minuto, gerando fluxos de até 10 litros por minuto. A bomba é colocada no ápice de ventrículo esquerdo ligando os mesmo a aorta e ajudando o coração a bombear o sangue para a mesma. O aparelho é totalmente portátil permitindo que seus usuários pratiquem até atividades físicas.

Centrimag: o dispositivo Levitronix CentriMag (Levitronix LLC, Waltham, Mass, USA) – Ventricular Assist System (VAS)® foi especialmente desenvolvido para o tratamento de pacientes com choque cardiogênico agudo de qualquer etiologia, incluindo infarto agudo do miocárdio, miocardite, pós-cardiotomia e complicações após procedimentos realizados no laboratório de hemodinâmica, podendo ser empregado como suporte para o ventrículo esquerdo, direito ou biventricular. Por ser considerado um sistema de fácil manuseio e implante, pode ser utilizado inclusive em centros sem o programa de assistência ventricular prolongada ou transplante cardíaco. Consiste em uma bomba magneticamente levitará que evita que o sangue se exponha ao meio ambiente, evitando assim complicações como hemólise (comum nas circulações extra-corpóreas e na ECHMO). É um aparelho intra-hospitalar sendo utilizado em pacientes muito instáveis.

b

Mais sobre doenças cardiovasculares:

– Aspirina na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer colorretal

– Café: o novo vilão das doenças cardiovasculares

– Manteiga faz mal para a saúde? O que dizem as evidências

Impella: este produto consiste em uma bomba de implante percutâneo através da artéria femoral, capaz de produzir um fluxo de até 5 litros por minuto. Foi desenvolvido para o implante rápido em situações de extrema urgência e pode durar até 10 dias de uso. O Impella retira das mãos do cirurgião cardíaco a responsabilidade do implante, aumentando assim a acessibilidade ao device.

ECMO: a ECMO ou oxigenação por membrana consiste em um conjuntos de tubos que direciona o sangue, impulsionado por uma bomba, a uma membrana a fim de ser oxigenado, devolvendo posteriormente esse sangue à circulação. A bomba gera fluxo contínuo (não fisiológico) e o sangue entra em contato com muitos materiais não biológicos aumentando a inflamação. Um dos primeiros dispositivos de assistência ventricular, a ECMO é utilizada como terapia de recuperação (dá suporte ao pulmão ou coração enquanto o órgão se recupera de uma agressão) ou como ponte para transplante.

É inegável que as doenças do coração, mais cedo ou mais tarde, vão terminar em insuficiência cardíaca, mas com a evolução da assistência ventricular esse não é necessariamente o fim. As múltiplas opções se encaixam em vários contextos e aumentam a sobrevida e reduzem a morbidade, trazendo esperança no futuro manejo das doenças cardíacas.

Autor:

gabriellopes

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

Comentários

Texto

Deixe uma resposta