Contratação de médicos recém-formados com perfil humanista está em alta

A preocupação com a humanização da relação médico-paciente tem de estar presente com mais tempo na grade curricular das faculdades de Medicina.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

No Brasil, o perfil e as competências para o profissional médico em formação foram definidos em 2001, nas Diretrizes Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, proposto pelo Ministério de Educação e Cultura. O documento diz que um médico deve ter uma “formação generalista, humanista, crítica e reflexiva; capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano”.

Entretanto, não é de hoje que entidades médicas brasileiras alertam para a falta de conhecimento técnico da maioria dos recém-formados, além da necessidade de uma “seleção mais humanista”.

A humanização da relação médico-paciente tem sido um desafio para os dois lados. Mas há um consenso de que essa preocupação tem de estar presente com mais tempo – e com maior criatividade – na grade curricular das faculdades de Medicina.

O desafio, portanto, está em uma dosagem mais adequada entre o ensino técnico e o exercício de uma prática humanizada. As escolas mais tradicionais – especialmente as públicas – destacam a importância que essa filosofia já tem em seus currículos.

Muitos médicos experientes e titulares das mais diversas sociedades brasileiras e entidades internacionais apontam para a necessidade de uma campanha de esclarecimento para o respeito e valorização do médico, bem como do resgate do humanismo na medicina.

médico e paciente dando as mãos

Perfil de médico humanista em alta

“As instituições de saúde têm visado um atendimento mais humanizado desde a entrada do paciente na instituição até o encerramento ou desfecho do atendimento, e isto tem demonstrado que os pacientes sentem-se mais acolhidos e mais satisfeitos tendo maior aderência às orientações propostas pela equipe”, defende o médico Artur Malzyner, consultor científico da CLINONCO – Clínica de Oncologia Médica e oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein, além de ser membro da American Society of Clinical Oncology (ASCO), European Society for Medical Oncology (ESMO) e da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Essa é a mesma opinião de Vanessa Prado, médica do Centro de Especialidades do Aparelho Digestivo do Hospital Nove de Julho, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Aparelho Digestivo (SBCD) e da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC).

“As instituições de saúde têm interesse por médicos mais completos e isso engloba a humanização no atendimento. Ser ou não recém-formado, não importa, o que faz a diferença é a qualidade no atendimento. Com certeza, se você tem uma visão humanizada, vai dar mais atenção ao paciente, fazer um atendimento com carinho, acolhedor, escutar o que o paciente tem a dizer, falar palavras que ele possa entender, e dar o conforto se ele precisar. A chance de crescimento profissional é gigantesca, pois isso é um diferencial positivo pro médico”, ressalta.

Benefícios de ter um médico com visão humanista na equipe

Para o oncologista Artur Malzyner, o atendimento humanizado melhora o ambiente de trabalho, fazendo com que os profissionais colegas de trabalho se sintam orgulhosos e satisfeitos pelo pertencimento àquela instituição.

“O médico com perfil humanista contribui para um melhor acolhimento, adaptação e adesão do paciente aos projetos de diagnóstico e tratamento, além de afinar a relação trinomial gestor-médico-paciente. Isso porque esse profissional não trata apenas de uma doença, trata do paciente com a sua bagagem pessoal e procura ter uma abordagem voltada também para o lado emocional, social, cultural, entre outros”, destaca.

Ele destaca que, como a oncologia trata muitas vezes de doenças avançadas, com risco de óbito, é de extrema importância um tratamento humanizado, visto que esses pacientes apresentam não apenas o sofrimento físico, mas também psicológico decorrente do diagnóstico e da iminência de morte.

“É preciso respeitar a autonomia já anteriormente discutida e a vontade do paciente, bem como de seus familiares autorizados expressamente por ele para, assim, direcionar o tratamento mais adequado para que possamos oferecer uma melhor qualidade de vida, bem-estar e longevidade ao paciente, independente do desfecho antecipado”, frisa Artur Malzyner.

O grande diferencial de um médico

Segundo o médico Ricardo Luba, ginecologista, obstetra e especialista em Reprodução Humana, residente de Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros – Casa Maternal, o grande diferencial de um médico, além da técnica, é ser mais humano na relação médico-paciente.

“Costumo dizer que dentro da área de Reprodução Humana que nós, médicos, temos que oferecer o que temos de melhor, mostrar os caminhos que podem ser percorridos, mas quem decide esse caminho é o paciente. E eu vou simplesmente junto “de mãos dadas” com ele, o guiando por esse caminho. E, especialmente nestas áreas onde não há como garantir sucesso, como a Reprodução Humana ou até mesmo o tratamento da dor, que a postura do médico influencia. Os pacientes, às vezes, não consegue engravidar, mas continua com você porque acredita em você e vê o quanto humano você é. E todas as vezes que eu tive um feedback positivo do meu trabalho, foi justamente graças a minha parte mais humana dentro do tratamento, e isso é muito interessante a ser destacado”, conta Ricardo Luba, que também é membro de diversas entidades nacionais e internacionais, como a American Association of Gynecologic Laparoscopists (AAGL), a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP), a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), a Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE), a Sociedade Brasileira de Endoscopia Ginecológica e Endometriose (SOBENGE) e a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH).

Enfim, ser atendido por um médico com perfil mais humanista pode garantir que o paciente seja beneficiado por usufruir de uma relação de confiança com o responsável pelo seu tratamento, se sentindo mais seguro com relação às decisões tomadas, sabendo que os seus desejos, crenças e culturas estarão sendo respeitados e levados em conta. Além de ter mais liberdade para discutir as opções terapêuticas com o seu médico e de participar da tomada de decisão perante o seu próprio tratamento.

LEIA TAMBÉM: Conheça as 7 habilidades essenciais do médico ideal

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED.

 

Referência bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.