Página Principal > Cirurgia > Vasectomia aumenta risco de câncer de próstata?

Vasectomia aumenta risco de câncer de próstata?

Muito tem se discutido sobre o possível risco aumentado do desenvolvimento de câncer de próstata em pacientes submetidos a vasectomia. Após muitos trabalhos, um estudo publicado online no dia 19 de setembro no “Journal of Clinical Oncology ” conseguiu afastar com mais segurança essa relação.

500x120-assinatura

Novos dados observacionais deste grande coorte americano não apoiam a associação entre vasectomia e incidência ou mortalidade do câncer de próstata. O seu principal autor, Eric J. Jacobs, PhD da American Cancer Society, diz que “embora um estudo anterior sugeriu uma associação, nossos resultados mostram nenhuma conexão entre vasectomia e o risco geral de câncer de próstata ou de morrer de câncer de próstata. Sendo assim, deve proporcionar alguma tranquilidade aos homens que consideram a vasectomia”.

Não houve interações significativas entre vasectomia e educação, idade atingida, ou tempo de seguimento.

Implicações clínicas

“É importante esclarecer se a vasectomia é associada com o risco de câncer de próstata, em particular com risco de cânceres mais graves e fatais da próstata, para fazer boas escolhas sobre os métodos contraceptivos de longo prazo”, escreveram Dr. Jacobs e seus colegas. “As diretrizes clínicas do American Urological Association declaram que a vasectomia não é um fator de risco para o câncer de próstata, e, portanto, os médicos não precisam discutir o risco de câncer de próstata no aconselhamento pré-operatório.”

Dr Ehdaie comentou que “os pacientes que se submetem à vasectomia não precisam ser monitorados de forma diferente para o câncer de próstata ou tratados de forma mais agressiva em relação aos homens que nunca foram submetidos a uma vasectomia.”

Dr. Jacobs, por fim, declarou que “[…] pacientes e médicos devem se concentrar na manutenção saudável do peso e na interrupção do tabagismo. Tanto a obesidade quanto o tabagismo tem sido associados a um maior risco de câncer prostático e sua mortalidade, bem como com o risco de muitas outras doenças”.

Autor:

bernardoschwartz

b

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • J Clin Oncol. Published online September 19, 2016.
  • No Vasectomy-Prostate Cancer Link in Largest Study to Date. Medscape. Sep 20, 2016.

Comentários

Texto

Deixe uma resposta