Página Principal > Emergências > Doenças subagudas em pacientes na UTI

Doenças subagudas em pacientes na UTI

Pacientes em UTIs são vulneráveis à doenças subagudas potencialmente catastróficas como insuficiência respiratória, sepse ou hemorragia. Pesquisadores testaram a hipótese de que assinaturas fisiológicas sutis podem estar presentes antes da deterioração clínica, quando o tratamento é mais eficaz.

500x120-assinatura

Essas síndromes podem começar com condições mais inócuas – pneumonia, úlcera -, que são tratáveis no início de seu curso. Evitar a deterioração do paciente pelo diagnóstico precoce e terapia pode melhorar os resultados. Mas como identificar os sinais? De acordo com os pesquisadores, essas doenças apresentam assinaturas nos dados fisiológicos, que podem ser detectadas antes da suspeita clínica.

Veja também: ‘Infecções secundárias matam mais em pacientes com sepse?’

Para testar a hipótese, os autores do estudo analisaram dados de um número grande e diverso de pacientes admitidos na UTI, entre 2009 e 2015. Eles descobriram que:

  • As assinaturas fisiológicas para insuficiência respiratória e hemorragia foram distintas e consistentes em adultos na UTI. Os principais elementos – aumento da taxa respiratória e queda da pressão arterial – são consistentes com o conhecimento clínico existente.
  • A sepse severa, por outro lado, teve assinaturas fisiológicas distintas menores que diferiam entre os pacientes. Estes dados reforçam a experiência clínica de que as manifestações de sepse em pacientes adultos de UTI são variáveis e podem refletir diferentes fontes entre estas populações.

A detecção de tais assinaturas pode chamar a atenção para os pacientes de maior risco e, potencialmente, permitir uma intervenção mais precoce e melhores resultados.

250x250-1

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Signatures of Subacute Potentially Catastrophic Illness in the ICU. Crit Care Med. 2016;44(9):1639-1648.

Comentários

Texto

Deixe uma resposta