Página Principal > Saúde & Tecnologia > Invenções médicas de baixo custo estão ajudando milhares de pessoas no mundo
Divulgação/Massachusetts General Hospital
Divulgação/Massachusetts General Hospital

Invenções médicas de baixo custo estão ajudando milhares de pessoas no mundo

Muitos países sofrem com a falta de investimentos em Saúde. Nessas horas, é preciso improvisar soluções para ajudar as pessoas. Dessa necessidade, surgem invenções médicas de baixo custo, com potencial de salvar milhões de pessoas em todo o mundo. Algumas delas foram apresentadas no Innovation Countdown 2030, iniciativa criada para identificar tecnologias inovadoras.

500x120

  • Anticoncepcional injetável de dose única

Em alguns países da África, profissionais de saúde estão distribuindo novos tipos de anticoncepcionais. Os medicamentos vêm embalados com uma agulha para injeção e uma dose garante três meses de proteção. Ele pode ser aplicado pelas próprias mulheres, em casa, facilitando ainda mais o uso do anticoncepcional.

  • Camisinha e cateter para conter hemorragia

Como reduzir o número de mulheres que morre durante o parto, principalmente entre a população carente? Médicos americanos encontraram uma solução barata para esse grave problema, com uma camisinha e um cateter. A camisinha é inserida no útero e inflada com água através do cateter, criando pressão para interromper o sangramento.

250-BANNER5

Mais sobre Saúde & Tecnologia:

– 1º hospital virtual usa a Telemedicina para cuidar dos pacientes
– Estudante faz invenção com potencial de salvar milhões de vidas
– A tecnologia está mudando a medicina; veja como
– Realidade virtual vira alternativa para aliviar a dor dos pacientes
– Pacientes estão cada vez mais ativos em relação à sua própria saúde

  • Caixa para purificar a água

O “clorador Zimba” está sendo testado na Índia, Bangladesh e no Nepal. A proposta é bem simples: uma caixa com um compartimento carregado com uma solução de hipoclorito de sódio. Quando conectado a uma fonte de água, a mistura é capaz de purificar a água.

Especialistas calculam que a invenção pode salvar a vida de até 1,5 milhão de pessoas até 2030.

  • Exames de vista rápidos e baratos

Com um aparelho portátil e profissionais com treinamento mínimo, é possível identificar sinais de futuros problemas oculares. Por ser de fácil transporte e baixo custo, o aparelho tem o potencial de ampliar o acesso ao diagnóstico.

Outra vantagem é que o aparelho não precisa ser operado por um médico especialista. Um profissional minimamente treinado pode operar a máquina e, quando necessário, enviar os exames para um médico analisar.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

Comentários

Texto

Deixe uma resposta