Página Principal > Gastroenterologia > Qual o melhor betabloqueador para hipertensão portal? (Conduta médica em Hepatologia)
liver

Qual o melhor betabloqueador para hipertensão portal? (Conduta médica em Hepatologia)

Pesquisa recém publicada no American Journal of Gastroenterology demonstrou que o carvedilol, um betabloqueador não seletivo com alfa-bloqueio adicional, é mais efetivo do que o propranolol na redução da pressão portal em pacientes com varizes esofagogástricas.

500x120-assinatura

Dentre os estudos, pesquisadores compararam a resposta hemodinâmica (queda no gradiente de pressão venosa trans-hepática) em 110 pacientes randomizados para carvedilol ou propranolol. Os pacientes eram cirróticos, apresentavam hipertensão porta com pressão > 12 mmHg e varizes esofágicas grau 2 ou 3 à endoscopia com ou sem histórico de hemorragia digestiva alta. As drogas foram aumentadas gradualmente durante o estudo, até atingir um alvo de betabloqueio correspondendo a uma redução de 25% na frequência cardíaca ou quando atingido 55 bpm e mantendo pressão sistólica acima de 90. Ao final de 6 semanas de tratamento betabloqueador, nova medição do gradiente trans-hepático foi realizada.

Os resultados demonstraram que numericamente, porém não estatisticamente, pacientes que receberam carvedilol apresentaram resposta hemodinâmica mais significante. Na análise de subgrupos, no entanto, a relevância estatística aumentou, e em pacientes com cirrose avançada o carvedilol demonstrou-se superior ao propranolol. Adicionalmente, na análise multivariada, apenas o carvedilol apresentou resposta hemodinâmica quando ajustado o resultado pelo MELD.

Estes achados demonstram o maior benefício do carvedilol, quando comparado ao propranolol, na redução da pressão portal em pacientes com varizes esofagianas. Os receios quanto à adoção do carvedilol como betabloqueador padrão devem-se a seu maior potencial hipotensor e menor tolerância. Novos estudos devem focar não só na medida da resposta hemodinâmica, como também nos desfechos, e avaliar especialmente a tolerância à medicação a longo prazo.

250x250-1

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências Bibliográficas:

  • Kim SG et al. A randomized, multi-center, open-label study to evaluate the efficacy of carvedilol vs. propranolol to reduce portal pressure in patients with liver cirrhosis. Am J Gastroenterol 2016 Aug 30; [e-pub].

Comentários

Texto

Deixe uma resposta