Página Principal > Hepatologia > Urgente! Tratamento para hepatite C pode causar recorrência de hepatite B

Urgente! Tratamento para hepatite C pode causar recorrência de hepatite B

A eficácia do novo tratamento para hepatite C disponível pelo SUS é muito bem conhecida e foi motivo de muita comemoração na comunidade da hepatologia nos últimos anos. No entanto, relatos de caso recentes têm colocado em risco a segurança do uso destas medicações. Os antivirais de ação direta liberados para o tratamento da hepatite C, a partir de agora, receberão um aviso de risco de reativação de hepatite B, segundo nova determinação do Food and Drugs Administrarion (FDA) nos Estados Unidos.

500x120-usuarios

O órgão de fiscalização americano determinou a colocação do aviso com base em seguidos relatos de reativação de hepatite B em pacientes em uso destes antivirais para o tratamento da hepatite C. Dentre os medicamentos antivirais listados, encontra-se o sofosbuvir e o simeprevir, ambos incluídos nos protocolos do Ministério da Saúde do Brasil para tratamento da hepatite C pelo SUS.

A recomendação é que os médicos façam um rastreio em busca de infecção atual ou prévia pelo vírus da hepatite B antes de iniciar o tratamento da hepatite C, e que a reativação da hepatite B seja rastreada durante e após o término do tratamento.

Até o presente momento, não há nenhuma recomendação quanto a interrupção do tratamento, apenas quanto ao seu monitoramento. Foram relatados 24 pacientes coinfectados que sofreram reativação da doença, sendo que dois destes morreram e um foi submetido a transplante hepático. Portanto, embora infrequente, a reativação pode ser fatal numa minoria dos casos.

Acredita-se que esta complicação do tratamento não tenha sido revelada nos ensaios clínicos com as drogas pelo simples fato destes estudos terem excluído pacientes com co-infecção hepatite B + C. O FDA mantém um canal aberto para a comunicação de efeitos adversos do medicamento tanto por médicos quanto por pacientes, através de seu serviço: MedWatch: www.fda.gov/MedWatch/report.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências Bibliográficas:

  • FDA: Direct-Acting Antiviral sfor Hepatitis C: Drug Safety Communication – Risk of Hepatitis B Reactivating: http://www.fda.gov/Safety/MedWatch/SafetyInformation/SafetyAlertsforHumanMedicalProducts/ucm523690.htm

Comentários

Texto

Deixe uma resposta