Página Principal > Infectologia > O que perguntar ao paciente para definir melhor tratamento para imunodeficiência

O que perguntar ao paciente para definir melhor tratamento para imunodeficiência

Para o tratamento de pacientes com imunodeficiência primária, médicos devem pedir informações sobre rotinas diárias e relacionamentos. Esses dados podem ajudar a determinar qual tipo de terapia – intravenosa ou subcutânea – para reposição de imunoglobulina é a mais indicada.

500x120

No último simpósio do sociedade européia de imunodeficiência, realizado em setembro de 2016, médicos discutiram a abordagem e os benefícios para o paciente. Foram apresentados cases de sucesso de hospitais da Europa.

Idealmente, os médicos devem informar as opções de diagnóstico e tratamento ao paciente, antes de recomendar qualquer tipo de terapia. Em seguida, recomenda-se verificar se o paciente compreende as opções de tratamento e separar um momento para responder todas as dúvidas.

Durante a consulta, algumas decisões sobre o tratamento serão ditadas pela condição do paciente, como o risco de coagulação ou reações adversas, mas outras vão depender do o paciente está disposto a aceitar. É importante ouvir o que realmente afeta cada um.

Pergunte também sobre as horas de trabalho, atividades escolares, relacionamentos e o ambiente doméstico. Em um caso relatado no simpósio, um paciente culpou a esposa porque a canulação falhou, o que levou a interrupção do tratamento e quase ao divórcio.

O médico tem tempo para isso?

A maior parte dos pode não ter tempo para pedir tantas informações em uma consulta de 20 minutos. Uma solução apresentada no simpósio é treinar uma equipe de enfermeiros para conduzir as entrevistas e repassar as informações.

As preferências de tratamento mudam continuamente como as circunstâncias da vida. Por isso, é importante conversar com o paciente em todas as oportunidades.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER3

Referências:

  • European Society for Immunodeficiencies (ESID) 2016 Biennial Meeting. Presented September 22, 2016.

Comentários

Texto

Deixe uma resposta