Página Principal > Saúde & Tecnologia > Saiba o que fazer diante de um caso de difamação na Internet
internet

Saiba o que fazer diante de um caso de difamação na Internet

Todo paciente tem direito de expressar sua opinião sobre qualquer tipo de insatisfação, mas a partir do momento que sua imagem como pessoa e médico é denegrida, você pode exigir reparações na justiça.

500x120-amarelo

Em um caso recente, um paciente foi condenado a indenizar um médico em R$ 5 mil por danos morais. O profissional foi procurado por uma mulher para tratamento de estrias. Na consulta, eles combinaram quatro sessões iniciais de um processo que duraria de seis meses a um ano.

A paciente realizou apenas duas sessões e, insatisfeita com o resultado, criou um fórum na Internet para denegrir a imagem do médico e da clínica. Para a justiça, a mulher extrapolou seu direito de manifestação quando ofendeu o médico, denegrindo sua imagem no exercício da profissão.

Veja também: ‘Como usar as redes sociais a seu favor’

O que fazer nessas situações?

Caso sua imagem esteja sendo prejudicada, você pode sim tomar providências para que as ofensas sejam tiradas do ar. A Constituição Federal assegura o direito à imagem, à honra, à intimidade e à vida privada (5º – V- É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem).

  • Primeiro, é importante registrar tudo que está sendo publicado na Internet. Anote URLs, tire prints das telas, salve todas as informações possíveis. Evite interagir com as publicações.
  • Imediatamente procure respaldo legal, para proposição de ação, seja penal e/ou cível, para reparação dos danos morais sofridos, retratação e criminalização da conduta do ofensor.
  • Como dispõe a lei, o médico poderá exigir que cesse a lesão aos seus direitos, através de uma ação judicial requerendo a retirada do conteúdo ofensivo da mídia/ rede social.
  • A conduta do paciente ainda poderá ser sancionada na justiça criminal, pois a lesão à honra profissional e à imagem do médico pode ser tipificada como crime: difamação, calúnia e injúria.

Procure seus direitos e não deixe seu nome ser envolvido em casos de difamação e calúnia.

250-BANNER5

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Comentários

Texto

Deixe uma resposta