Página Principal > Obesidade > Alimentação está relacionada com metade das causas de doenças

Alimentação está relacionada com metade das causas de doenças

Uma pesquisa realizada em Portugal indica que metade das causas de doenças está diretamente relacionada a alimentação. Entre os principais vilões, estão o sal e o açúcar.

500x120-amarelo

O estudo foi encomendado pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) para uma conferência sobre o Plano Nacional de Saúde de Portugal. O consumo excessivo de sal e açúcar é um fator de risco para 50% das doenças e mortes no país, onde quase metade dos adultos sofre de hipertensão.

O excesso de calorias e gorduras de produtos industrializados também foi apontado como um fator de risco. Na conferência, autoridades apresentaram duas propostas para diminuir a mortalidade precoce: redução do tabagismo e controle da obesidade na população infantil.

Essa realidade se repete em diversos países, inclusive no Brasil. Logo após o AHA alterar para menos a recomendação do limite de ingestão de açúcar para crianças e adolescentes, a OMS emitiu uma nota sugerindo que os países aumentassem os impostos em cima de bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados, para combater a obesidade, diabetes tipo II e cáries dentárias.

Com a medida, os pesquisadores esperam que, a partir do aumento no preço dos produtos, seu consumo diminua.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER2

Referências:

  • https://www.publico.pt/sociedade/noticia/metade-das-causas-de-doenca-e-morte-tem-relacao-directa-com-alimentacao-1744547

Comentários

Texto

Deixe uma resposta