Página Principal > Parcerias > O que é e como funciona um Consultório Online?

O que é e como funciona um Consultório Online?

Um consultório online é uma instituição de saúde em que grande parte das informações, seja para os médicos, ou para os pacientes, estão disponíveis na internet. Ou seja, a agenda médica, os prontuários, os canais de comunicação, as prescrições e a gestão do consultório estão todos online.

500x120-assinatura

Claro, para que isso seja efetivo e para garantir que os processos funcionem de verdade é preciso  um sistema de gestão médica online. Quer saber como transformar seu consultório em um consultório online? Confira:

Site na internet

O primeiro passo para informatizar o consultório é ter um site que pode ser facilmente encontrado pelos pacientes.

Uma página bem feita, responsiva e com grande exposição nas pesquisas do Google pode aumentar consideravelmente a quantidade de consultas agendadas.

Além disso, esse site também é mais um canal de comunicação com os pacientes. Por meio dessa página é possível responder perguntas e tirar dúvidas sobre tratamentos.

Veja também: ‘1º hospital virtual usa a Telemedicina para cuidar dos pacientes’

Redes Sociais

As redes sociais são essenciais para qualquer médico que tem uma estratégia de marketing médico e deseja alavancar seu relacionamento com os pacientes.

Além de serem um ótimo canal de atração, também são responsáveis pela fidelização e o aumento da satisfação dos pacientes que já frequentam o consultório.

Oferecer esses canais, criar conteúdo de qualidade e se colocar a disposição para conversas sobre saúde é uma atitude que traz ótimos resultados para profissionais da saúde. Além disso, as redes sociais são canais baratos e muito fáceis de se manter.

Agendamento de consultas

Você também pode oferecer a marcação online de consultas. Essa é uma tendência que agrada muito os pacientes.

Você coloca seus horários disponíveis em uma plataforma, e os pacientes têm acesso a essa agenda. Assim, eles próprios conseguem fazer o agendamento para o dia e horário que for mais conveniente, sem burocracia, sem falar ao telefone e de uma maneira muito rápida.

Segundo uma pesquisa feita nos EUA, 74% dos pacientes escolhem um médico de acordo com a possibilidade de agendar consultas por meio de sites ou aplicativos.

Prontuários eletrônicos

Obviamente, quem deseja ter um consultório online não pode manter os dados dos seus pacientes em fichas de papel. Esse método não é nem um pouco prático e também oferece riscos à segurança das informações.

Com um sistema de prontuário eletrônico o médico tem acesso aos dados dos pacientes de qualquer lugar e a qualquer momento, acessando os dados por meio de um aplicativo em seu celular, por exemplo.

Além disso, um prontuário online ajuda a padronizar a maneira como as informações estão dispostas, evitando confusões, deixando os atendimentos mais eficazes, e facilitando o compartilhamento dos dados quando necessário.

Vantagens do consultório online

Como você pode perceber, existem vários processos que precisam ser feitos para que você tenha de fato um consultório online.

As principais vantagens dessa atitude são: melhor interação e atendimento aos pacientes e maior facilidade e redução de retrabalho para os médicos.

Existem outros benefícios, como:

  • Controle total da agenda, com a possibilidade de preencher horários que ficariam vagos;
  • Gestão do tempo;
  • Automatização de tarefas operacionais e aumento da produtividade.

Claro, o paciente também é muito beneficiado, já que tem vários canais de comunicação À sua disposição e pode agendar consultas de forma prática.

O fato é que estas mudanças são muito vantajosas tanto para médicos quanto para pacientes. Vale a pena investir em um consultório online!

Autor:

felipelourenco

250-BANNER2

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Comentários

Texto

Deixe uma resposta