Página Principal > Farmacologia > O uso de cannabis a longo prazo para dor crônica é seguro?
despair-513528_1280

O uso de cannabis a longo prazo para dor crônica é seguro?

A cannabis é amplamente utilizada por pacientes que sofrem de uma vasta gama de sintomas e doenças, incluindo a dor crônica. Mas seu uso a longo prazo é seguro? Um estudo avaliou pessoas em tratamento por mais de um ano para responder essa pergunta.

500x120-assinatura

Pesquisadores realizaram um estudo prospectivo de coorte para analisar a segurança do uso da maconha em indivíduos com dor crônica não-oncológica.

Um produto padronizado (12,5% tetrahidrocanabinol) foi dado 215 pessoas (141 usuários atuais e 58 ex-usuários) com dor crônica por um período de um ano, com dose diária média de cannabis de 2,5 g/d; o grupo de controle foi formado por 216 indivíduos com dor crônica da mesma clínica, mas que não faziam uso da cannabis.

O resultado primário consistiu de eventos adversos graves e eventos adversos não-graves. Os resultados de segurança secundários incluíram a função pulmonar e neurocognitivos e hematologia padrão, bioquímica, renal, hepática e função endócrina. Parâmetros de eficácia secundários incluíram dor e outros sintomas, humor e qualidade de vida.

Veja também: ‘Os riscos e benefícios do uso da cannabis medicinal’

Não houve diferença no risco de eventos adversos graves (taxa de incidência ajustada = 1,08, 95%; IC = 0,57 – 2,04) entre os grupos. Usuários de cannabis estavam em risco aumentado de eventos adversos não-graves (razão da taxa de incidência = 1,73, 95%; IC = 1,41 – 2,13); a maioria era de leve a moderada.

Não houve diferenças nos resultados de segurança secundários. Cannabis herbácea de qualidade controlada, quando usado por pacientes com experiência do consumo de cannabis como parte de um programa de tratamento monitorado por mais de 1 ano, parece ter um perfil de segurança razoável.

E mais: ‘Uso medicinal de derivados de maconha liberado: o que o médico precisa saber’

O estudo constatou que houve uma maior taxa de eventos adversos entre os usuários de maconha medicinal em comparação com os controles, mas não para eventos adversos graves.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

banner250x250

Referências:

  • http://www.jpain.org/article/S1526-5900(15)00837-8/abstract

Comentários

Texto

Deixe uma resposta