Página Principal > Saúde & Tecnologia > Prós e contras do ‘escrivão médico’

Prós e contras do ‘escrivão médico’

Para diminuir o tempo gasto dos médicos com papelada, clínicas americanas estão usando escrivães para documentar a consulta e fazer os registros necessários. Mas essa divisão de tarefas é eficiente tanto para os médicos, quanto para os pacientes? Um estudo recente analisou essa questão.

500x120

Aumentar o escopo dos assistentes e enfermeiras para incluir a tarefa de documentar consultas é uma inovação recente e pouco explorada. O “escrivão médico” senta em consultas e faz todos os registros necessários. Dessa forma, o médico pode se concentrar apenas nos cuidados ao paciente.

Para investigar os prós e contras desse sistema, pesquisadores analisaram entrevistas com 18 médicos que usaram escrivães, 17 escrivães e 36 pacientes atendidos. Os resultados foram amplamente positivos.

Para os médicos, a experiência foi positiva porque eles conseguiram voltar às suas tarefas habituais e focar nos cuidados ao paciente. Para estes, o aspecto positivo foi receber mais atenção de seus médicos. Além disso, alguns acharam que os escrivães foram uma fonte adicional de informações e apoio durante as visitas.

Já para os escrivães que tinham outros empregos no escritório, a sobrecarga de trabalho, dividindo suas responsabilidades com as novas funções de escrita, foi apontado como um ponto negativo do sistema.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER5

Referências:

  • http://www.jwatch.org/na42314/2016/09/22/positive-view-medical-scribes?query=etoc_jwgenmed&jwd=000020039906&jspc=IM

Comentários

Texto

Deixe uma resposta