Página Principal > Infectologia > Caso de raiva em humano é registrado no Ceará

Caso de raiva em humano é registrado no Ceará

Um agricultor da zona rural de Iracema está internado no Hospital São José, em Fortaleza, em estado grave diagnosticado com raiva. Esse é o primeiro caso registrado em humanos em mais de quatro anos.

500x120-assinatura

Em 16 de setembro deste ano, o paciente foi mordido no pé esquerdo por um morcego hematófago. De acordo com o relatório do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Ceará, sem perceber a gravidade da ameaça, ele matou o animal e não procurou atendimento médico.

O paciente só deu entrada no hospital no dia 20 de outubro, quase um mês após o incidente, com sintomas compatíveis com os de raiva. Para certificar-se do diagnóstico, a equipe médica enviou os exames para o Instituto Pasteur, em São Paulo, que confirmou o resultado.

Veja também: ‘Medidas para profilaxia de Raiva em acidentes com cães ou gatos’

De acordo com a diretora do hospital, o paciente encontra-se no CTI em estado grave, mas estável. Como manda o protocolo, ele está sendo tratado com soro antirrábico e biopterina.

Último caso registrado

O último caso de raiva em humanos foi registrado também no Ceará, em 2012. A doença foi transmitida por um soim para um menino de nove anos, que morreu pouco depois de parada cardiorrespiratória.

250-BANNER5

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/mobile/cadernos/cidade/online/ceara-registra-caso-de-raiva-humana-1.1640394

Comentários

Texto

Deixe uma resposta