Página Principal > Neurologia > Dia Mundial do AVC: aplicativo ajuda a identificar sintomas
cerebro

Dia Mundial do AVC: aplicativo ajuda a identificar sintomas

O Dia Mundial do AVC desse ano, comemorado no dia 29 de outubro, ganhou um reforço na tarefa de conscientizar a população: um aplicativo que ajuda a identificar os sintomas, dá dicas de hábitos saudáveis e lista uma relação de centros especializados para o tratamento.

500x120-usuarios

Criado pela ONG Rede Brasil AVC, o aplicativo AVC Brasil tem por finalidade “alertar as pessoas sobre os principais sintomas do AVC, orientar sobre os bons hábitos de vida e disponibilizar a localização dos Centros Especializados credenciados pelo Ministério da Saúde”.

O app conta também com opções de discagem rápida de telefone: 192 (SAMU) e mais dois números de emergência cadastrados pelo próprio usuário (pais, cônjuge, amigos ou clínicas). Essa é outra funcionalidade interessante para o paciente.

Veja também: ‘Os principais pontos da atualização nas diretrizes de prevenção do AVC’

O Dr. Henrique Cal, neurologista e coordenador do BeepSaúde, destaca que é importante também que os médicos baixem o aplicativo:

“Apesar de médicos saberem como identificar os primeiros sinais de AVC e como prevenir, o profissional pode, através do app, informar ao paciente qual hospital mais próximo, caso queira encaminhá-lo a um centro especializado por suspeita da doença”.

O AVC Brasil é gratuito e está disponível para Android e iOS. O neurologista do BeepSaúde lembra quais são os primeiros passos após a suspeita:

“Após a tomografia simples para investigar possíveis sangramentos, recomendamos realizar uma angiotomografia de crânio e cervical para entender melhor a causa e guiar o tratamento. Em casa de dúvidas, o ideal é pedir avaliação de um neurologista”, orienta Dr. Henrique.

Encontre orientações para baixar o aplicativo na página da Rede AVC Brasil.

250-BANNER6

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Comentários

Texto

Deixe uma resposta