Página Principal > Medicina Interna > Intervenções breves em consultas de atenção básica ajudam na perda de peso

Intervenções breves em consultas de atenção básica ajudam na perda de peso

Uma intervenção de 30 segundos em pacientes obesos durante as visitas de atenção básica mostrou-se eficaz na promoção da perda de peso, de acordo com um estudo da Lancet.

500x120-rosa

Obesidade é uma causa comum de diversas doenças. As diretrizes atuais recomendam que os médicos ofereçam aconselhamento breve para motivar a perda de peso. No entanto, os profissionais raramente intervêm, devido à barreiras como falta tempo, conhecimento insuficiente, crença de que a intervenção seria ineficaz e medo de ofender o paciente.

Cerca de 1.900 obesos (IMC de 30 ou mais) participaram deste novo estudo randomizado da Lancet. Médicos de atenção básica atribuíram aos participantes, aleatoriamente (1:1), uma de duas intervenções de 30 segundos:

1) Na ativa, o profissional ofereceu encaminhamento para um grupo de controle de peso (12 sessões de 1h cada, uma vez por semana) e, quando a opção foi aceita, ele garantiu que o paciente fizesse uma consulta e ofereceu acompanhamento.

2) Na intervenção de controle, o médico aconselhou os pacientes sobre os benefícios da perda de peso para a saúde.

Veja também: ‘6 recomendações para prevenir obesidade e transtornos alimentares em adolescentes’

Após 12 meses, a variação média de peso em relação aos valores basais foi de 2,4 kg no primeiro grupo e de 1,0 kg no segundo. Mais de 80% dos pacientes consideraram a intervenção como “adequada e útil”.

Com base nos resultados, os pesquisadores concluíram que uma intervenção oportunista bem informada, muito breve, fornecida pelo médico, é aceitável para os pacientes e uma forma eficaz de reduzir o peso médio da população.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER6

Referências:

  • http://thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(16)31893-1/fulltext

Comentários

Texto

Deixe uma resposta