Página Principal > Hematologia > 5 recomendações para Patologia
medico3

5 recomendações para Patologia

A campanha Choosing Wisely e a Academy of Medical Royal Colleges, no Reino Unido, promoveram uma ação para identificar procedimentos muito utilizados, que trazem pouco ou nenhum benefício para o paciente. Veja abaixo cinco recomendações para Patologia:

500x250banner2

1) A menos que um paciente esteja em risco de câncer de próstata por causa de raça ou história familiar, o acompanhamento do PSA não leva a uma vida mais longa.

2) O teste de cálcio é usado quando há sintomas de cálculos renais, doenças ósseas ou distúrbios nervosos; mas não é necessário testar em menos de três meses após o teste anterior, exceto em condições agudas, durante cirurgias importantes ou em pacientes críticos quando os testes não devem ser feitos com mais frequência do que a cada 48 horas.

3) Considere apenas transfusão de plaquetas para pacientes com trombocitopenia induzida pela quimioterapia, quando a contagem de plaquetas é <10 x 109/L, exceto quando o paciente apresenta sangramento clínico significativo ou será submetido a um procedimento com alto risco de hemorragia.

250-BANNER2

Outras recomendações da campanha Choosing Wisely:

– 5 recomendações para procedimentos cirúrgicos
– 4 recomendações para Emergências
– 5 recomendações para Ginecologia e Obstetrícia
– 4 recomendações para Pediatria
– 4 recomendações para Psiquiatria
– 4 recomendações para Terapia Intensiva

4) Use limiares restritivos para pacientes que necessitam de transfusões de glóbulos vermelhos e dê apenas uma unidade de cada vez, exceto quando o paciente tiver sangramento ativo.

5) Apenas transfundir células vermelhas O Rh D negativo para pacientes O Rh D negativo e em situações de emergência para mulheres com potencial de engravidar com grupo sanguíneo desconhecido.

A Academy of Medical Royal Colleges reúne 21 instituições de ensino de medicina no Reino Unido. A ação contou com profissionais de 11 especialidades e faz parte da campanha Choosing Wisely, que busca fomentar o diálogo entre médicos e pacientes a respeito das melhores opções de tratamento.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • http://www.choosingwisely.co.uk/i-am-a-clinician/recommendations/

Comentários

Texto

Deixe uma resposta