Página Principal > Hepatologia > Mini-rins cultivados em laboratório oferecem pistas para doença renal
laboratory-829371_640

Mini-rins cultivados em laboratório oferecem pistas para doença renal

Organoides cultivados com células-tronco pluripotentes estão fornecendo aos cientistas uma nova maneira de modelar doenças e testar medicamentos.

500x120-assinatura

Pesquisadores europeus estão cultivando rins com cerca de 6 mm e 100 néfrons. Os organoides são prematuros e não podem mover urina para fora do rim. Eles são equivalentes ao órgão de um feto no início do segundo trimestre da gravidez. Por causa desta semelhança, a equipe começou a pesquisa com doenças renais de início precoce em crianças, como as geneticamente herdadas.

Para identificar onde e quando a mutação poderia ter ocorrido, foram cultivados três organoides renais: um com células de uma criança afetada com insuficiência renal recessiva de início precoce, um controle com células de um parente próximo, mas não afetado, e um segundo controle com células de uma pessoa não relacionada. Em seguida, eles usaram tecnologia de edição de genes para correção.

Veja também: ‘Cientistas consertam fraturas com ossos impressos em 3D’

Os pesquisadores esperam que, ao compreender as bases moleculares do desenvolvimento renal normal e da doença, eles serão capazes de desenvolver terapias que levarão o rim a se curar. A previsão é de que, eventualmente, os cientistas serão capazes de pegar células de um paciente e cultivar um rim personalizado.

Organoides

Em 2007, uma pesquisa mostrou que as células somáticas humanas podem ser reprogramadas para se tornarem pluripotentes e formar qualquer tipo de célula. Isso levou ao desenvolvimento de protocolos para “convencer” as células a atingir um ponto final específico, tornando possível o cultivo de coração, pulmão e rins em placas de Petri.

Diferentes campos da medicina vão se beneficiar de organoides de maneiras diferentes. Por exemplo, eles podem ser usados como uma ferramenta para estudar o câncer ou como uma forma de teste para tratamentos personalizados.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER6

Referências:

  • European Society of Gene and Cell Therapy (ESGCT) 2016 Annual Congress. Presented October 20, 2016.
  • Mini-Kidneys Grown in a Petri Dish Offer Clues to Disease. Medscape. Oct 31, 2016.

Comentários

Texto

Deixe uma resposta