Página Principal > Cardiologia > Sobrevivência após parada cardíaca pediátrica intra-hospitalar é menor de madrugada
intubacao

Sobrevivência após parada cardíaca pediátrica intra-hospitalar é menor de madrugada

Você acha que as taxas de sobrevivência após paradas cardíacas pediátricas intra-hospitalares diferem durante madrugadas e fins de semana em comparação com dias/noites e dias úteis? Uma recente pesquisa analisou essa questão.

500x120

Pesquisadores usaram dados da American Heart Association de mais de 12 mil crianças para avaliar as taxas de sobrevivência de pacientes que tiveram uma parada cardíaca no hospital, utilizando os seguintes períodos:

  • durante o dia/noite (7h às 22h59) versus madrugada (23h00 às 6h59);
  • durante a semana (das 7h de segunda-feira até às 22h59 de sexta) versus fins de semana (das 23h de sexta às 6h59 da segunda-feira).

Após o ajuste para vários fatores de confusão, a taxa de sobrevivência para alta hospitalar foi 12% menor na madrugada do que durante o dia/noite (P = 0,007). A sobrevida para alta hospitalar foi 8% menor nos finais de semana do que nos dias de semana, mas esta diferença ficou aquém da significância estatística (P = 0,09).

As taxas ajustadas de sobrevivência após 24 horas foram 20% mais baixas durante a madrugada (P <0,001) e 13% mais baixas nos fins de semana (P = 0,01). A taxa de sobrevivência à alta hospitalar também foi 15% menor na madrugada.

Embora o estudo não identifique os mecanismos específicos para essa disparidade, os resultados podem ter implicações importantes para a equipe hospitalar, treinamento e alocação de recursos.

Esse não o primeiro estudo que avalia a taxa de sobrevivência baseada nos horários do incidente. Uma pesquisa feita no Canadá indica que pacientes que se submetem a procedimentos cirúrgicos durante a madrugada tem duas vezes mais chances de morrer. Outro estudo mostra que extubações feitas durante esse período também estão associadas a resultados piores do que aquelas feitas durante o dia.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER6

Referências:

  • Survival Rates Following Pediatric In-Hospital Cardiac Arrests During Nights and Weekends. JAMA Pediatr. Published online November 7, 2016. doi:10.1001/jamapediatrics.2016.2535

Comentários

Texto

Deixe uma resposta