Página Principal > Cardiologia > Devemos tratar pacientes com trombose venosa profunda distal?

Devemos tratar pacientes com trombose venosa profunda distal?

Devemos tratar pacientes com trombose venosa profunda na panturrilha com anticoagulantes? Pesquisadores realizaram um estudo para verificar se a terapia, recomendada pelas diretrizes americanas, é realmente eficaz.

500x120-usuarios

Para a trombose venosa profunda (TVP) infrapatelar, as diretrizes do American College of Chest Physician recomendam anticoagulação em indivíduos com sintomas graves ou fatores de risco para extensão proximal; repetição de imagens de ultrassom por 2 semanas para pacientes de baixo risco; e anticoagulação para aqueles cujas tromboses se estendem proximalmente.

No entanto, os dados para informar essas decisões são limitados. Neste estudo duplo-cego, pesquisadores da Europa randomizaram 259 adultos com TVP na panturrilha sintomática e aguda (diagnosticadas por ultrassom) para receber heparina de baixo peso molecular (nadroparina) ou placebo por seis semanas.

Está por dentro das novas recomendações para o tratamento da TEP e TVP? Clique aqui e baixe nosso e-book grátis!

As visitas de acompanhamento com ultrassonografia foram agendadas de 3 a 7 dias e na sexta semana. Pacientes com câncer ativo ou doença tromboembólica venosa prévia foram excluídos. Cerca de metade dos doentes tinha fatores de risco reversíveis (ex: terapia com estrogênio ou cirurgia recente, imobilização ou viagem prolongada).

O resultado primário (extensão proximal da TVP na panturrilha, TVP proximal contralateral ou embolia pulmonar na sexta semana) ocorreu em 3% dos pacientes com nadroparina e em 5% dos pacientes com placebo – uma diferença não significativa. Os resultados foram semelhantes aos três meses. Ocorreram hemorragias importantes em 4% dos pacientes com nadroparina (P = 0,03). Nenhum participante morreu.

A nadroparina não foi superior ao placebo na redução do risco de extensão proximal ou eventos tromboembólicos venosos em pacientes ambulatoriais de baixo risco com TVP sintomática, mas aumentou o risco de hemorragia.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250x250-portal

Referências:

  • Anticoagulant therapy for symptomatic calf deep vein thrombosis (CACTUS): A randomised, double-blind, placebo-controlled trial. Lancet. http://dx.doi.org/10.1016/S2352-3026(16)30131-4.
  • http://www.jwatch.org/na42843/2016/11/15/should-we-treat-patients-with-isolated-calf-deep-venous?query=etoc_jwem&jwd=000020039906&jspc=IM

Comentários

Texto

Deixe uma resposta