Página Principal > Parcerias > Os riscos de usar um sistema médico grátis

Os riscos de usar um sistema médico grátis

Na gestão do consultório, você pode – e deve – procurar novas formas de economizar recursos financeiros, mas optar por um sistema médico grátis pode causar vários prejuízos no seu dia a dia.

500x120-assinatura
Essas soluções parecem interessantes, mas oferecem vários riscos para a segurança das suas informações e para sua organização interna. Neste artigo vou apresentar os maiores perigos de optar por um sistema médico grátis.

1. Brechas de segurança

Quando você utiliza um sistema médico grátis, você não tem nenhum tipo de garantia sobre o armazenamento seguro das informações dos seus pacientes e do seu consultório. Ou seja, não é possível ter certeza de que seus prontuários não serão acessados por outras pessoas.

Afinal, se esse tipo de software não cobra de seus clientes, ele precisa garantir sua renda de alguma outra maneira, e, normalmente, essa monetização vem da venda de listas de contatos e informações.

2. Ausência de suporte técnico

Vamos supor que você optou por utilizar um sistema médico grátis e já fez todas as configurações necessárias, inseriu os dados de todos seus pacientes e organizou sua agenda. Mas, acontece algum problema e você perde sua agenda do próximo mês, com todas as consultas e procedimentos que estavam marcados. Como você soluciona isso?

Bom, esse é um risco que você corre com um software de gestão gratuito. Ainda que exista alguma página de suporte, com informações sobre o sistema, soluções de alguns problemas e orientações “passo a passo”, nada disso substitui o contato com uma equipe treinada e pronta para te atender.

Aliás, a preocupação com o suporte técnico é essencial quando você pensa em contratar um sistema de gestão. Problemas acontecem, mas eles precisam ser solucionados rapidamente, para não prejudicar seus atendimentos no consultório.

3. Atualizações do software

Qualquer tipo de software ou sistema precisa ser atualizado constantemente, afinal, a forma como lidamos com a tecnologia muda a cada dia. Mas voltamos àquele problema que já comentei: se você não paga pelo serviço, como pode exigir excelência dele?

As atualizações e correções são essenciais para o bom funcionamento do programa, mas, sendo gratuito, é muito difícil existir uma equipe focada em acompanhar as tendências do mercado. Você não pode ter um sistema que te dá ainda mais dor de cabeça! Afinal, na rotina do consultório já existem muitos problemas a serem resolvidos.

4. Otimização dos processos do consultório

Com certeza quando você pensa em utilizar um sistema médico dentro consultório você quer organizar os processos internos e otimizar seu tempo. Se você ainda usa papel na sua gestão, de nada adianta apenas mudar de plataforma, ou seja, fazer as mesmas coisas, gastando o mesmo tempo, mas no computador.

Quando você escolhe um programa para a clínica, precisa encontrar uma solução que de fato vá te ajudar a gerenciar processos internos e que te entregue mais praticidade. Por isso, esse sistema precisa ser confiável, fácil de usar e que tenha sido criado especialmente para a realidade de um consultório da área da saúde.

A economia com um sistema médico grátis vale a pena?

Ao longo do texto te mostrei vários pontos de atenção antes de contratar uma solução desse tipo. Optar por esses sistemas gratuitos, no final das contas, pode sair muito caro! Afinal, todas as informações que circulam no seu consultório são muito importantes, e você não pode correr o risco de perdê-las ou confiá-las a uma empresa que não seja idônea.

Se você quer um sistema, mas não quer gastar muito, procure soluções que otimizem suas finanças e podem oferecer algum tipo de retorno financeiro para você. Por exemplo, se você opta por um software em nuvem que possui um sistema de envio automatizado de lembretes para os pacientes. Enviar essas mensagens pode reduzir suas faltas em até 30%. Com certeza com esse valor recuperado você consegue pagar o sistema. É só fazer as contas que você verá o benefício desse investimento.

Autor:

felipelourenco

250-BANNER3

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Comentários

Texto

Deixe uma resposta