Página Principal > Pediatria > Médicos devem ficar atentos ao vício em jogos de Internet?

Médicos devem ficar atentos ao vício em jogos de Internet?

O novo manual de diagnóstico de doenças mentais dos EUA, chamado DSM-V, trouxe algumas inovações. Entre elas, foi propor o vício em jogos de Internet como uma doença. Agora, um novo estudo analisou a prevalência deste transtorno nos EUA, Canadá, Alemanhã e Grã-Betanha.

500x120-amarelo

A American Psychiatric Association identificou o vício de jogos pela Internet como um novo distúrbio psiquiátrico potencial, com o seguinte critério:

  • preocupação com jogos na Internet, reclusão, tolerância, perda de controle, uso continuado, enganar outras pessoas, interesses reduzidos e oportunidades em risco;
  • Jogos de aposta/sorte não estão inclusos no transtorno;
  • Outros usos sociais da Internet também não foram incluídos.

Para determinar a prevalência desse distúrbio e as deficiências associadas, pesquisadores estudaram quatro coortes, totalizando cerca de 19 mil adultos (idade > 18 anos) dos EUA, Reino Unido, Canadá e Alemanha. Os participantes foram recrutados utilizando métodos de avaliação epidemiológica pela web.

No estudo, 65% a 86% dos participantes informaram atividade recente de jogar. Entretanto, 59% a 70% não relataram características do transtorno. Menos de 1% (0,05% -0,06% de todos os adultos, 0,08% -0,10% dos adultos jovens entre 18-24 anos) relatou características para um diagnóstico de distúrbio (≥ 5 características + angústia significativa associada).

As conclusões do estudo sugerem que, embora mais da metade dos adultos se envolvam em jogos de Internet, a prevalência de distúrbio e deficiências associadas ainda é baixa. Mais análises devem ser feitas, mirando em outras faixas etárias, para uma determinação segura do risco.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER2

Referências:

  • Internet Gaming Disorder: Investigating the Clinical Relevance of a New Phenomenon. Published online: November 04, 2016 | http://dx.doi.org/10.1176/appi.ajp.2016.16020224
  • http://www.jwatch.org/na42743/2016/11/18/how-addictive-internet-gaming

Comentários

Texto

Deixe uma resposta