Conheça a trajetória do vencedor do Prêmio Nobel de Medicina 2016

O prêmio Nobel de Medicina desse ano foi entregue ao japonês Yoshinori Ohsumi, por decifrar o mecanismo pelo qual as células realizam a autofagia.

O prêmio Nobel de Medicina desse ano foi entregue ao japonês Yoshinori Ohsumi, por decifrar o mecanismo pelo qual as células realizam a autofagia. Quem lê essa notícia pode não imaginar que sua carreira nem sempre foi fácil e marcada por premiações. Conheça a trajetória do cientista.

500x120

Yoshinori Ohsumi se formou em biologia molecular na Universidade de Tóquio, em 1974, mas não conseguiu emprego na área. Decidiu, então, seguir o conselho do seu orientador e ir para Nova York, onde estudou fertilização in vitro. Sem sucesso novamente, Ohsumi começou a pesquisar sobre a replicação de DNA em leveduras, o que o levou de volta à Tóquio, no que parecia mais um trabalho sem futuro.

Mas foi justamente esse seu último trabalho com leveduras que o levou a decifrar o mecanismo de autofagia das células. As descobertas de Ohsumi levaram a um novo paradigma sobre como a célula recicla seu conteúdo. Elas abriram caminho para a compreensão da importância fundamental da autofagia em muitos processos fisiológicos, como na adaptação à fome ou a resposta à infecção.

Veja também: ‘Conheça os médicos brasileiros que revolucionaram a medicina’

Problemas na autofagia têm sido associados à doença de Parkinson, diabetes tipo 2 e outras perturbações que aparecem na população idosa. Mutações em genes podem causar doenças genéticas. Distúrbios na máquina autofágica também têm sido associados ao câncer.

Ao receber o prêmio, Ohsumi mandou um recado para os jovens do mundo: “Queria falar aos jovens que nem tudo em ciência pode ser um sucesso, mas é importante enfrentarmos os desafios”.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER6

Referências:

  • https://www.nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/2016/press.html
  • https://istoe.com.br/yoshinori-ohsumi-de-desempregado-a-nobel-de-medicina/

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags