3 dicas para melhorar a comunicação com seu paciente

Comunicar-se bem com seu paciente é fundamental e algumas habilidades e técnicas podem ser aprendidas e melhoradas através de uma prática deliberada.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Comunicar-se bem com seu paciente é fundamental e algumas habilidades e técnicas podem ser aprendidas e melhoradas através de uma prática deliberada. Veja três dicas simples e eficazes para melhorar a comunicação com seu paciente.

1. Sentar-se: estudos mostram que se você falar pela mesma quantidade de tempo sentado, ao invés de em pé ou levantando em vários momentos da conversa, pacientes têm a impressão que você passou mais tempo com eles e ficam mais felizes. Outras atitudes muito simples são fazer contato visual e se inclinar ao falar.

2. Escutar: em geral, o médico deixa o paciente falar por menos de 20 segundos antes de interrompê-lo. Em seu próximo atendimento, experimente deixar seu paciente falar por apenas alguns segundos a mais. Além disso, certifique-se de não sair sem dar ao paciente e à família a oportunidade de fazer perguntas.

3. Envolver sempre a família: muitas vezes é mais importante falar com a família do que com o paciente. Este pode ser um doente muito idoso, confuso ou apenas sobrecarregado e assustado, e nessas situações a família é peça fundamental do atendimento.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags