5 condutas para mostrar que você se importa com o paciente

Você já parou para pensar por que alguns pacientes saem porta afora para nunca mais voltar.

bVocê já parou para pensar por que alguns pacientes saem porta afora para nunca mais voltar – e alguns sem a menor razão aparente? Acontece com todo médico. E advogado, psicólogo, vendedor de shopping. Por que será que não foram quiseram retornar? O que impediu que enxergassem valor no serviço oferecido?

A gente sabe que, na correria impiedosa do dia a dia, muitos paciente se vão, e pouquíssimos médicos têm tempo, disposição ou mesmo conhecimento para se debruçar em análises sobre o comportamento do consumidor, vantagens competitivas, neuromarketing e influências sobre a percepção de valor. Se a gente for resumir essas teorias, chegaremos a um ponto: de uma maneira ou de outra, tudo é uma questão de ruído na comunicação. Listamos aqui 5 sinais de que você não está conseguindo comunicar aos seus pacientes o quanto se importa verdadeiramente com eles e sugestões de conduta para virar o jogo:

Sinal 1: ar de quem está pouco à vontade 

Pacientes costumam ficar à vontade quando confiam no médico É claro que dependendo do problema e da personalidade de cada um dos pacientes, esse “à vontade” varia bastante na escala.  Mas se não sorriem, evitam contato visual e estão sempre prestes a se levantar da cadeira, tem coisa errada aí.

Conduta: Deu uma olhada no espelho hoje? Não está com um ar muito cansado? Tem confessado a pacientes a rotina pesada a que se submete? Pense nisso. Ir a um médico e encontrá-lo com cara de anteontem e humor desanimado atrapalha a imagem do melhor dos profissionais e manda qualquer traço de empatia pro espaço.

Sinal 2: Sentimento de orfandade

Você virou noites estudando aquele caso; trocou mil opiniões com colegas, mas para o paciente só chegou a informação de que ainda não se sabe nada de novo sobre o problema dele. Ou ainda, vive lembrando dos pacientes na hora que está lendo artigos com novidades terapêuticas, mas não tem tempo de contar para eles. Desse jeito eles nem imaginam o seu empenho.

85000

Conduta: Tente travar um contato regular com seus pacientes por aplicativos profissionais de comunicação. Uma vez por mês já está valendo. Que tal enviar  conteúdos do interesse deles? E cumprimentar no aniversário também é uma boa pedida. Peça para secretária, se tiver uma, para fazer contato para lembrar das consultas ou saber como está sendo a troca do medicamento. Todo mundo quer se sentir lembrado. Se não tiver secretária, busque uma solução que permita automatizar essas notificações.

Sinal 3: resistência à secretária 

A função da secretária realmente é difícil. Ela precisa ser firme para colocar ordem na casa, sem perder a gentileza no trato dos pacientes. Tem gente que chega a desistir do médico por causa do perfil duro de uma secretária. Lembre-se de que a pessoa na recepção da sua clínica ou consultório é o seu cartão de visita.

Conduta: Converse abertamente sobre isso com a sua funcionária e não deixe de ouvir e incentivar os feedbacks de pacientes. Que tal enviar uma pesquisa de satisfação para seus pacientes?

 

Sinal 4: Estilo hora-da-xepa 

Ele reclama do preço, a cada consulta. E você, constrangido, fica ali sem saber o que fazer. Por que, afinal, na faculdade ninguém lhe ensinou a empreender sem culpa e, aquela negociação com o cliente faz você se sentir um mercantilista.

Conduta: Vire o jogo! Mostre que o seu serviço vale cada centavo da consulta. Reafirme seus diferenciais, todo o tempo de estudo dedicado, os cursos e congressos. Estratégias de marketing ético são muito bem-vindas – e-mail marketing regular contando as novidades, aplicativos profissionais para a comunicação em tempo real. Esteja presente na vida do seu paciente.

Sinal 4: Em um relacionamento sério com o Dr. Google 

Seus pacientes estão sempre consultando o Dr. Google para obter informações sobre o  problema deles  e, em nenhum momento, sequer perguntaram a você sobre fontes confiáveis de leitura? No fundo,  eles acreditam que você não se daria ao trabalho de orientá-los sobre como consumir informação de qualidade em saúde.

Conduta: Que tal se antecipar na orientação de conteúdos confiáveis para leitura? Baixe o WHITEBOOK e tenha os melhores conteúdos para sua rotina profissional!

Autor: Texto criado pelos nossos parceiros do Medicinia!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.