Abuso sexual em adolescentes: o que muda com a nova diretriz

A American Academy of Pediatrics (AAP) divulgou novas diretrizes para o tratamento de adolescentes que sofreram abuso sexual. Veja abaixo:

Segundo dados divulgados pelo Disque 100, serviço de proteção de crianças e adolescentes, o Brasil registra 50 denúncias de abuso sexual de menores por dia. Os cuidados com essas vítimas devem se concentrar na saúde física e mental, além de profilaxia contra a gravidez e infecção e coleta de evidências.

A American Academy of Pediatrics (AAP) divulgou novas diretrizes para o tratamento de adolescentes que sofreram abuso sexual. Entre as novidades, está o uso do NAT para detectar patógenos. Veja abaixo:

IMPORTANTE: as orientações a seguir não são destinadas a crianças mais jovens abusadas sexualmente.

– Recomenda-se obter urina ou sangue para testes de toxicologia o mais rapido possível quando há sintomas, sinais de intoxicação ou preocupação com o envolvimento de drogas.

– O exame médico deve avaliar e cuidar de qualquer lesão, infecção e/ou gravidez, além de abordar problemas de saúde mental e segurança.

– Oferecer contracepção de emergência dentro de 120 horas do abuso, independente do período do ciclo menstrual em que as vítimas se encontrem.

Veja também: ‘Conduta médica no abuso sexual segundo o Ministério da Saúde’

– O teste de amplificação de ácidos nucleicos (NAT) é preferido à cultura para detectar gonorreia, clamídia e tricomoníase. O soro deve ser coletado para hepatite B e C, sífilis e teste de HIV.

– Tratar gonorreia, clamídia e tricomoníase empiricamente.

– A transmissão do HIV é rara, mas possível. Recomenda-se consultar um especialista se considerar profilaxia pós-exposição.

– O follow-up deve ocorrer em uma semana para avaliar lesões e adesão à medicação, em seguida, em 1 e 3 meses para o HIV e sífilis.

Veja aqui todas as recomendações da AAP.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • https://www.sdh.gov.br/assuntos/criancas-e-adolescentes
  • Care of the Adolescent After an Acute Sexual Assault. James E. Crawford-Jakubiak, Elizabeth M. Alderman, John M. Leventhal, COMMITTEE ON CHILD ABUSE AND NEGLECT, COMMITTEE ON ADOLESCENCE. Pediatrics Mar 2017, 139 (3) e20164243; DOI: 10.1542/peds.2016-4243
  • https://www.jwatch.org/na43606/2017/03/03/updated-guidance-acute-care-adolescent-sexual-assault

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags