Página Principal > Pediatria > Acupuntura pode reduzir cólicas em bebês?
bebê sendo consultado

Acupuntura pode reduzir cólicas em bebês?

Em alguns casos, a acupuntura é usada para tratar cólicas infantis, no entanto, as evidências ainda são escassas e conflitantes. Para compreender melhor o assunto, pesquisadores conduziram um estudo para avaliar e comparar o efeito de dois tipos de acupuntura em bebês com cólicas.



Para esta análise, pesquisadores suecos inscreveram 150 lactentes de 2 a 8 semanas com cólicas que não responderam a uma dieta livre de leite de vaca. Todos compareceram a uma clínica de estudo duas vezes por semana durante 2 semanas e foram randomizados em três grupos:

  1. Acupuntura mínima padronizada: uma agulha foi inserida em um ponto de acupuntura (LI4)
  2. Acupuntura individual semi-padronizada inspirada na Medicina Tradicional Chinesa: agulhas foram inseridas nos pontos de acupuntura um máximo de cinco vezes por visita, dependendo dos sintomas.
  3. Controle: bebês passaram 5 minutos sozinhos com acupunturista, mas o tratamento não foi realizado.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

O efeito dos dois tipos de acupuntura foi semelhante. Relativamente à linha de base, observou-se uma maior redução em relação ao tempo de choro e choro de cólicas na segunda semana de intervenção (115 vs. 86 minutos/dia de redução; p = 0,050) e no período de seguimento (p = 0,031).

Veja mais: ‘Acupuntura ou Morfina? Qual o melhor tratamento para dor?’

Mais bebês que receberam acupuntura choraram < 3 horas/dia e, portanto, não preencheram mais os critérios para cólicas, na primeira (p = 0,040) e segunda (p = 0,006) semana de intervenção. Nenhum evento adverso grave foi relatado.

Mas, esses efeitos só foram observados quando ambos os grupos de acupuntura foram combinados. Ao considerar os grupos separadamente, os resultados não foram estatisticamente significativos.

Referências:

  • Effect of minimal acupuncture for infantile colic: a multicentre, three-armed, single-blind, randomised controlled trial (ACU-COL). DOI: 10.1136/acupmed-2016-011208

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.