Anticoagulação oral na FA reduz risco de demência

Em novo estudo, publicado esse mês no European Heart Journal, pesquisadores investigaram se o tratamento com anticoagulante oral oferece proteção cognitiva ao paciente.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

A associação entre fibrilação atrial (FA) e demência já é bem documentada. Em novo estudo, publicado esse mês no European Heart Journal, pesquisadores investigaram se o tratamento com anticoagulante oral oferece proteção cognitiva ao paciente.

Para isso, foi realizado um estudo retrospectivo de 444.106 pacientes com diagnóstico hospitalar de FA e nenhum diagnóstico prévio de demência, na Suécia, entre 2006 e 2014. Mais de 40% dos participantes estavam usando anticoagulantes (varfarina) no início do estudo e 3% utilizavam novos anticoagulantes orais (NOAC). Durante o follow-up, cerca de 6% da coorte desenvolveu demência (1,73 diagnósticos por 100 pacientes-ano).

Veja também: ‘NOAC na prevenção da FA – um estudo de vida real’

Pacientes em tratamento com anticoagulantes no baseline foram associados com risco de demência 29% menor do que os pacientes sem tratamento anticoagulante [hazard ratio [HR] = 0,71, intervalos de confiança [IC] de 95%: 0,68 a 0,74] e 48% menor risco no tratamento ([HR] = 0,52, [IC] de 95%: 0,50 a 055). A comparação direta entre os NOAC e a varfarina não mostrou diferença ([HR] = 0,97, [IC] de 95%: 0,67 a 1,40).

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que o risco de demência em pacientes com FA é maior sem o tratamento com anticoagulantes orais, o que sugere que o início precoce da terapia pode ajudar a preservar a função cognitiva.

Leia o artigo completo nesse link.

E-BOOK: fique por dentro das mais recentes diretrizes em Cardiologia. Clique aqui para baixar, é grátis!

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades